Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CTT completa 62 anos transformando a vida no campo

CTT completa 62 anos transformando a vida no campo

DSC 1328

O Colégio Técnico de Teresina localiza-se no Centro de Ciências Agrárias da UFPI

Fundado em 1954, o Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí (CTT/UFPI) completa nesta terça-feira (10), 62 anos transformando a vida no campo e de milhares de estudantes.  O Colégio, que teve o primeiro curso ofertado em nível de ensino médio, o Técnico Agrícola, em 1971, conta atualmente com três cursos em nível técnico médio integrado de Enfermagem, Informática e Agropecuária, todos na modalidade presencial.

Esses três cursos também são ofertados na modalidade à distância para polos nos municípios de Alto Longá, Brasileira, Nossa Senhora de Nazaré e Luiz Correia. Pelo programa Federal PRONATEC são ofertados vinte e quatro cursos em trinta e três municípios, vinte de formação continuada e três técnicos. O CTT atende a quatrocentos e quarenta estudantes em Teresina na modalidade presencial e quinhentos e sessenta à distância. Já no PONATEC, são mil vagas por semestre.

No alojamento há capacidade para cento e sessenta estudantes. Por dia, cada estudante recebe café, almoço, jantar e lanche noturno, tudo gratuito. A assistência estudantil dispõe de cento e cinquenta bolsas sociais, cada uma no valor de R$ 200,00; setenta e três bolsas de extensão e iniciação científica no valor de R$ 400,00 cada; além de assistência odontológica, nutricional, psicológica e pedagógica.

DSC 1323

Área reservada para práticas esportivas

As instalações contam com nove laboratórios nas áreas de Enfermagem, Informática, Ciências Biológicas, de Solos, de Sementes, e de Reprodução e Sanidade Animal; um auditório com capacidade para 252 pessoas sentadas; área para prática esportiva e muita área cultivada com os experimentos com culturas de feijão, milho e mandioca; Setores de olericultura (hortaliças), de piscicultura; de ovinocultura; área para criação de galinhas caipiras e abatedouro para frangos.

As salas de aula são climatizadas, e em todas elas há data show e tela de projeção elétrica. A biblioteca setorial do Centro de Ciências Agrárias, que também fica no CTT, dispõe de cerca de sete mil exemplares à disposição dos estudantes.

No quadro de servidores são trinta e oito professores efetivos com titulação de mestrado e doutorado. Tudo isso contribui para os resultados alcançados, como afirma o Diretor-geral do CTT, Prof. Dr. José Bento de Carvalho Reis. “Nos últimos dez anos nós tivemos a criação dos cursos de Enfermagem e Informática e o resultado dos nossos estudantes têm sido excelente, com aprovação em concursos públicos e a contratação imediata da maioria dos egressos dessas duas áreas”, disse o professor enfatizando os investimentos na última década de cerca de cinco milhões de reais em obras e equipamentos.

O diretor anuncia ainda que já estão em fase de licitação as reformas dos laboratórios de sementes, e de montagem e manutenção de computadores. “Na área de agricultura nós colocamos o profissional no mercado preparado para fazer uma revolução no campo, transformando a realidade do setor primário”, destaca.

DSC 1305

Alunas participam de atividades na horta do Colégio Técnico

A estudante do curso técnico em Agropecuária, Tamires Nogueira, se orgulha do que está aprendendo na instituição. “Eu cheguei aqui e não entendia nada de plantas ou hortas, hoje já sei plantar, cuidar e colher”, afirma a estudante do 2º ano do curso, que também é estagiária da horta permanente do CTT.

A programação do aniversário dos 62 anos do CTT vai contar com encerramento dos Jogos Estudantis, com entrega de troféus e medalhas e apresentação de danças folclóricas na unidade.

Confira mais fotos:

DSC 1294