Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI inaugura Unidade de Oncologia
Início do conteúdo da página

HU-UFPI inaugura Unidade de Oncologia

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC 0506 site

Inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)

Ampliar o acesso ao tratamento do câncer ao paciente do Serviço Único de Saúde (SUS) no Piauí. Esse é o objetivo da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), inaugurada hoje (02), às 9h da manhã.

Durante a solenidade de inauguração, o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima Neto, destacou o papel do governo federal no processo de concretização da Unacon. "O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde estão orgulhosos por termos garantido o investimento de quase R$ 3 milhões no HU-UFPI para executar o projeto da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, proporcionando atendimento gratuito e de qualidade, que é o objetivo da Ebserh, a pacientes oncológicos", destacou.

DSC 0484site

Presidente da Ebserh

Na ocasião, foi assinado, pelo Presidente da Ebserh e pelo Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, um termo de descentralização de recursos para os exercícios 2017 e 2018, que garantirá a construção do prédio necessário para a instalação de um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). "Com o Cacon, o HU-UFPI, que hoje começa as atividades da Unacon, ampliará os serviços na área de oncologia, oferecendo também a radioterapia. Isso ocorrerá daqui a dois anos, mas hoje já demos início ao atendimento de pacientes oncológicos, contribuindo para minimizar o problema da demanda reprimida no estado", pontuou Newton Lima.

Segundo a médica oncologista Dra. Vanessa Castelo Branco, uma das responsáveis pela implantação da Unacon no HU-UFPI, o serviço significará uma grande conquista no que se refere ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes oncológicos no estado. “No Piauí, existe uma demanda reprimida de pacientes oncológicos, uma vez que há apenas um hospital credenciado para atendimento a pacientes pelo SUS. O HU trará um serviço oncológico inteiramente SUS”, ressaltou a médica.

Com 25 leitos de internação, 5 leitos de UTI e 12 poltronas de quimioterapia ambulatorial, a Unacon se voltará ao tratamento dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA): próstata, mama, colo do útero, pulmão e colo retal. Será ofertado tratamento ambulatorial e hospitalar, baseado em cirurgia, quimioterapia e hormonioterapia.

De acordo com o Dr. José Miguel Luz Parente, a Unacon tem capacidade para realizar, por mês, 500 consultas com especialistas, 600 exames de ultrassom, 400 exames endoscópicos e 200 exames anatomopatológicos.

A Dra. Vanessa Castelo Branco explica que a Unacon "contará com uma cabine de fluxo laminar para manipulação dos quimioterápicos, o que permite a manipulação segura, sem contaminações. A farmácia de manipulação está totalmente estruturada conforme as exigências da Vigilância Sanitária e a resolução RDC 220, que é a norma que regulamenta os serviços de oncologia".

No que se refere à equipe médica, irão atuar na Unidade oito oncologistas clínicos e três cirurgiões oncológicos, além de profissionais de outras especialidades e que já integram o corpo clínico do HU. São urologistas, ginecologistas, mastologistas, proctologistas, cirurgiões torácicos e cirurgiões gerais. "São médicos cujas especialidades guardam relação direta com os tipos de cânceres que serão tratados na Unacon", aponta a Dra. Vanessa.

O Dr. José Miguel Luz Parente destaca que a assistência ao paciente oncológico acontecerá com a participação de profissionais de outras áreas, como enfermagem, farmácia e nutrição. "O Hospital Universitário tem todo o potencial para se firmar como referência no Piauí no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento do câncer, oferecendo, ao usuário do SUS, um serviço de qualidade, com uma equipe multiprofissional para que o paciente seja trabalhado de forma sistêmica”, diz o Superintendente do HU-UFPI.

Presente na inauguração da Unacon, o Governador do Piauí, Wellington Dias, comentou sobre a importância da descentralização dos serviços de saúde no estado. "Estamos descentralizando os serviços. Tínhamos apenas o Hospital São Marcos no atendimento de pacientes oncológicos na rede pública, agora temos o Hospital Universitário da UFPI não apenas com um prédio, mas com a oferta de serviços de alta complexidade no tratamento do câncer. É um passo a mais para a melhoria da saúde no Piauí", afirmou.

DSC 0586 site

Governador do Piauí, Wellington Dias no descerramento da placa

Para o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Aderivaldo Andrade, além do atendimento a pacientes oncológicos, a Unacon representa uma grande conquista também na área do ensino. "Não só a assistência ao paciente é uma preocupação da Unacon instalada em um hospital de ensino, mas também a formação de recursos humanos que, em um futuro próximo, serão responsáveis por promover a expansão dos serviços de saúde na região", destacou.

Reitor da UFPI em exercício, o Professor Dr. Helder Nunes ressaltou a importância do Hospital Universitário como núcleo formador de recursos humanos e como espaço para realização de pesquisas. "Vamos continuar trabalhando a área acadêmica neste hospital, ampliando o número de residências e mestrados, além de fomentar, de maneira ampla, a execução de pesquisas", enfatizou.

DSC 0636 site

Leitos da Unacon

Regiões assistidas - O Dr. José Miguel explica que os pacientes a serem atendidos pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HU-UFPI serão regulados pela Fundação Municipal de Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Informou, ainda, que "a Unacon se voltará ao tratamento de pacientes das regiões de Entre Rios e Carnaubais".

O território de Entre Rios compreende a região da Grande Teresina, abrangendo os municípios de Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos, Amarante, Angical do Piauí, Beneditinos, Coivaras, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí, São Pedro do Piauí, União, Barro Duro, Curralinhos, Lagoinha do Piauí, Regeneração, Pau D'Arco do Piauí e Olho D`Água do Piauí.

Já o território de Carnaubais é composto por 16 municípios: Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Assunção do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.

Fim do conteúdo da página