Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza abertura do I Encontro Nacional de Discurso, Identidade e Subjetividade

13119943 1543568339278327 8503668889215139244 o

Mesa de abertura do evento

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação (NEPEC) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), estão realizando entre os dias 27 e 29 de abril o I Encontro Nacional de Discurso, Identidade e Subjetividade (ENDIS). A solenidade de abertura aconteceu na noite dessa quarta-feira (27), no Cine Teatro da Instituição.

Com o tema “Discurso e Narrativas Contemporâneas”, o ENDIS tem por objetivo estimular o debate entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de comunicação, por meio de discussões acerca dos estudos da linguagem.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do evento o Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação, Prof. Dr. Laerte Magalhães; a palestrante da Universidade de Brasília, Profa. Dra. Viviane Resende; a Doutora em Análise do Discurso, Ana Paula Rabelo;  a Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Dra. Cristiane Torres; o Chefe do Departamento de Comunicação Social da UFPI, Cantídio Filho; a Coordenadora do Curso de Comunicação Social da UFPI, Profa. Dra. Cristiane Portela; além de professores e estudantes de Comunicação e áreas afins.

13055556 1543573509277810 9154816892056504132 n

Palestrante da Universidade de Brasília, Profa. Dra. Viviane Resende

Para a palestrante, Profa. Dra. Viviane Resende, os estudos do discurso são de extrema importância para os profissionais da comunicação. “A pesquisa discursiva pode ser utilizada para os profissionais de comunicação. Os estudos do discurso podem contribuir para a ação dos profissionais de comunicação que estão voltados para uma compreensão dos papéis dos discursos na sociedade e para a relevância nos modos de representação”, enfatizou.

De acordo com o Coordenador do NEPEC, Prof. Dr. Laerte Magalhães, eventos como esse favorecem as trocas de conhecimento. “Entendo que é importante porque todo evento cientifico é um momento não só que as pessoas expõem suas ideias e trabalhos, mas travam contatos e laços que, para a academia são muito relevantes, como saber o que as pessoas de outros lugares estão estudando”, explanou.

“É necessário ter uma reflexão crítica na academia porque estamos fazendo uma troca de conteúdo para que possamos amadurecer algumas questões que estávamos fazendo em campos isolados e que agora fortalecemos nosso discurso de uma forma mais sólida e feliz”, relatou a Doutora em Análise do Discurso, Ana Paula Rabelo.

O professor do Curso de Comunicação Social da UFPI, Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes, destacou a importância do evento para a Instituição. “O ENDIS traz uma reflexão sobre o discurso e dá um embasamento para futuros pesquisadores. Esse evento é muito importante para o mestrado, visto que essa área se fortalece cada vez mais, e traz temas extremamente atuais para esse momento do país”, concluiu.

O encontro segue até sexta-feira (29), no Centro de Ciências da Educação (CCE), com minicursos, oficinas e palestras, que oportunizam ao participante a produção de conhecimento interdisciplinar e a troca de experiência acadêmicas e culturais.

Confira a programação.