Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Restruturação e Monitoramento da Infraestrutura de TI da UFPI
Início do conteúdo da página

Restruturação e Monitoramento da Infraestrutura de TI da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Complementando as atividades de melhoria na infraestrutura de redes de comunicação interna, iniciada em 2012, o NTI realizou uma reestruturação das redes dos diversos setores que compõe a UFPI. Essa restruturação, que contemplou a troca de ativos de redes (79 switches e 272 transceivers) e implantação de novos enlaces de fibra óptica (total de 2.265 metros), tem como objetivo ampliar a capacidade de comunicação e diminuir a incidência de falhas, promovendo melhorias fundamentais para o adequado aproveitamento das recentes ampliações nos links de Internet da UFPI e para agilizar o acesso aos novos sistemas em implantação.

Associado a essa reestruturação foram desenvolvidas atividades de reorganização, sinalização e cadastramento dos racks que armazenam os equipamentos de rede descentralizados, de forma a permitir o monitoramento de todos os ativos de rede da UFPI. Essa ação tem como objetivo promover o gerenciamento pró-ativo da rede da UFPI, possibilitando que na ocorrência de falha em qualquer um desses equipamentos, automaticamente uma medida corretiva seja tomada pela equipe do NTI, sem a necessidade de o usuário fazer uma reclamação.

Através da central de monitoramento, instalado na divisão de gerenciamento de redes do NTI, dados capturados de todos os equipamentos de rede e servidores da UFPI são consolidados e geram informações gráficas que permitem identificar falhas e interrupções no funcionamento da rede e sistemas institucionais. Os sistemas de monitoramento implantados geram informações que permitem identificar, dentre outras coisas, falhas em equipamentos, temperatura e consumo energético do Data Center, consumo de banda por setor e sobrecarga em equipamentos e sistemas.

De forma a dar transparência as atividades desenvolvidas no NTI e permitir que o usuário acompanhe o funcionamento da rede da UFPI o acesso aos mapas de monitoramento foram disponibilizados para ser acessados através do endereço eletrônico http://monitoramento.ufpi.br/ . Nos mapas é possível observar tanto o consumo individual de cada setor como o status do funcionamento de cada equipamento de rede.

Fim do conteúdo da página