Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Engenharia Elétrica seleciona sete alunos para o Ciência Sem Fronteiras

Engenharia Elétrica seleciona sete alunos para o Ciência Sem Fronteiras

O curso de Engenharia Elétrica da UFPI foi um dos cursos que mais teve alunos selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Só neste ano, sete alunos conquistaram bolsas para estudar em universidades renomadas do exterior. No início do ano, o aluno Gielson Veras embarcou para os Estados Unidos. Em setembro, mais seis alunos embarcarão para outros três países para intercâmbio de um ano. São eles:

- Allan Silva Santos - Universidade da Madeira (Portugal);
- Jyvago Castelo Branco - Universidade do Porto (Portugal);
- João Emanuel - Universidad del Pais Vasco ( Espanha)
- Lucas Cruz Sousa - Universidad de Valladolid (Espanha);
- Max Dennyell - Univerdidad de Málaga (Espanha);
- Caio Damasceno - University of the Fraser Valley (Canadá).

A chefia do curso reuniu na última segunda-feira (20) os alunos selecionados para repassar as últimas orientações relacionadas ao aspecto acadêmico.

Desde 2009, a UFPI oferece o curso de graduação em Engenharia Elétrica. Apesar do pouco tempo, os acadêmicos de engenharia elétrica da instituição vêm se destacando em diversas seleções como classificação em estágios, programas de monitoria e intercâmbios. "Uma quantificação do potencial desses alunos foi o resultado do Programa Jovens Talentos para a Ciência. Na seleção, voltada para ingressantes em 2012, aprovamos 16 alunos do curso", destaca  o professor Marcos Lira, Chefe do curso. Segundo o professor, o estímulo dos docentes é uma importante ferramenta de incentivo aos alunos. "Os alunos desde o primeiro semestre são estimulados pelos professores a participarem dos vários programas acadêmicos  como monitoria, iniciação científica e CsF", explica.

A pedido da chefia do curso, o aluno Gielson Veras, que atualmente está nos EUA em intercâmbio pelo CsF, produziu um vídeo falando de sua experiência no Programa. O vídeo (disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=_Thm-6uPKFY) foi apresentado aos alunos ingressantes em 2012, na disciplina de introdução ao curso.