Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Conselho universitário da UFPI marca nova data para consulta eleitoral

Conselho universitário da UFPI marca nova data para consulta eleitoral

Em reunião realizada na manhã de hoje (24), o Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovou nova data para a realização da Consulta Eleitoral para escolha de Reitor e Vice-Reitor da Instituição. A consulta ficou agendada para o dia 26 de setembro, com a participação de três categorias: professores, técnico-administrativos e estudantes.

O Conselho Universitário se reuniu motivado por documento (Processo no. 23111.014743/12-31) encaminhado ao Presidente do CONSUN, Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, no qual diretores das Unidades de Ensino solicitavam o adiamento da data fixada pela Resolução no. 026/12 - CONSUN, emitida em 03/08/2012, para a realização da Consulta Universitária, diante do atual quadro de continuação do movimento grevista dos docentes da UFPI.

A data anteriormente definida - 05 de setembro - havia sido aprovada pelo Conselho porque o cenário apontava para um provável retorno dos docentes às atividades acadêmicas, em função da conclusão das negociações junto ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão - MPOG e Ministério da Educação - MEC em 1º de agosto de 2012.

Diante do não retorno dos docentes às suas atividades e em face do acirramento nas discussões entre governo e sindicatos, sem avanços nas negociações e sem perspectivas do final da greve, o Conselho decidiu pelo adiamento da Consulta Eleitoral.

Em função da persistência do movimento paredista, avalia-se um cenário de não participação efetiva dos três segmentos no processo eleitoral.

Embora o voto não seja obrigatório, o Conselho Universitário defende que a consulta para escolha de Reitor e Vice-reitor deva ser realizada com a participação ampla e democrática de docentes, técnico-administrativos e estudantes.