Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ministro da Educação se reúne com nova diretoria da Andifes

Ministro da Educação se reúne com nova diretoria da Andifes

A nova diretora da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve reunida no último dia 21 de agosto com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. No encontro foram tratados o processo de reposição das aulas nas universidades, após o término da greve, e o reajuste para o orçamento de 2013.

O primeiro encontro da diretoria da Andifes, eleita no início deste mês, com Aloizio Mercadante tratou de temas de caráter mais urgentes para as duas instituições. O ministro colocou para os reitores a preocupação com o reinício das aulas, e afirmou categoricamente que não haverá reabertura de negociação com os docentes. O presidente da Andifes, reitor Carlos Maneschy, garantiu que tão logo as atividades sejam normalizadas, os Conselhos Superiores construirão os calendários que reponha as atividades suspensas, garantindo o completo conteúdo acadêmico e com qualidade.

De acordo o reitor Carlos Maneschy, o Ministro Aloizio Mercadante acredita que a greve deve terminar proximamente. "Não divergirmos da posição do Ministério da Educação quanto à necessidade do retorno das aulas e por isso estamos despendendo esforços para mantermos o diálogo equilibrado entre as partes e assim chegarmos a uma solução o mais breve possível", explicou o presidente da Andifes.

Na reunião os reitores manifestaram a percepção de que a greve dos técnico-administrativos deve se encerrar esta semana com a aprovação da proposta negociada.

Paralelo aos assuntos relacionados à greve, os membros da Andifes solicitaram ao MEC, a urgente liberação do concurso público para preenchimento das 77.178 vagas criadas pela lei 12.677/2012, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em junho deste ano.

No encontro também se debateu os reajustes para o orçamento de 2013 destinados as universidades. A preocupação da Andifes é que a verba para o próximo ano seja insuficiente para dar suporte aos projetos e obras do pré e pós REUNI, assim como o reajuste para assistência estudantil, que está defasado, e que precisa de uma atenção especial do Ministério da Educação.

Sobre estes valores, o Ministro Mercadante explicou aos reitores que o processo de negociação da verba para educação superior ainda está em curso junto ao Governo Federal, mas já agendou uma nova reunião para a próxima semana com a Andifes, quando deverão ser apresentados os valores destes reajustes.

A Diretoria da Andifes informou ao Ministro que a entidade promoverá em outubro próximo um seminário para discutir o Ensino Médio no Brasil. De acordo com Carlos Maneschy, os indicadores divulgados recentemente preocupam bastante as universidades federais e a solução passa pelo envolvimento conjunto de toda sociedade.

Fonte: Site da Andifes