Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Trabalho do PPG em Química da UFPI é escolhido como capa do Journal Brazilian Chemical Society

O trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Automontagem Supramolecular (LAS) do Departamento de Química, coordenado pelo Prof. Dr. Welter Cantanhêde, intitulado "Hybrid self-assembled materials constituted by ferromagnetic nanoparticles and tannic acid: a theoretical and experimental investigation " da área de nanotecnologia foi escolhido para ser capa da nova edição do Journal of the Brazilian Chemical Society (http://jbcs.sbq.org.br/), com Qualis A2 na CAPES. As pesquisas tiveram a colaboração do Instituto Catalã de Nanotecnologia (Barcelona-Espanha) e da Universidade Estadual do Piauí.

CapaWELTER

Capa da nova edição do Journal of the Brazilian Chemical Society.

O trabalho fundamentou-se no desenvolvimento de materiais híbridos constituídos de nanopartículas ferromagnéticas e do ácido tânico com vistas na aplicação em nanomedicina. Além do professor Welter, participaram deste trabalho os alunos Anderson Fernando e Lucyano Macedo, os professores colaboradores Mariana Chaves (UFPI),  Arben Merkoci (ICN-Barcelona) e Francisco Lima (UESPI), além da doutoranda Marisol Espinoza (ICN, Barcelona).

"Sabemos da dificuldade de emplacar um trabalho como capa de periódico científico, pois a quantidade e o nível dos trabalhos são elevados. Estamos felizes e orgulhosos com reconhecimento científico e da importância deste trabalho na  área, além de novamente mostrar a capacidade e dedicação dos pesquisadores do estado do Piauí”, comentou professor Welter.

É a terceira capa de periódico científico obtida pelos trabalhos coordenados pelo professor Welter (Química Nova – 2010 e Journal Brazilian Chemical Society – 2013). Ano passado, a sua capa de 2013 obteve o Segunda Lugar no concurso promovido pelo Journal Brazilian Chemical Society para escolher a melhor capa da revista nos últimos 10 anos.

capa JBCS Welter 2013 novo 2

Atualmente, o professor Welter Cantanhêde é Chefe do Departamento de Química e Coordenador da Câmara Técnica Científica da FAPEPI (Ciências Exatas).