Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI lançam livro sobre Educação do campo

Professores da UFPI lançam livro sobre Educação do campo

Os professores do Centro de Ciência da Educação da Universidade Federal do Piauí, Elmo de Souza Lima e Ariosto Moura fizeram o lançamento na última sexta-feira (10/08), do livro "Diálogos sobre educação do campo", durante o I Seminário Estadual de Educação do Campo realizado no Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF), em Teresina.

O livro foi produzido a partir do Projeto de Extensão "Formação continuada de Educadores do campo" desenvolvido pela UFPI no Município de Esperantina, em 2011, sob a coordenação do prof. Ms. Elmo de Souza Lima, e reúne artigos de diversos professores e pesquisadores que atuam na área da educação do campo.

De acordo com os autores, os diálogos construídos nos textos fazem uma caracterização do campo e das práticas educativas desenvolvidas no meio rural, demonstrando os desafios a serem enfrentados na perspectiva de construir projetos educativos que tanto valorizem o campo e suas diversidades culturais, quanto promovam a produção de novos saberes que permitam aos camponeses a gestão de práticas culturais e organizativas voltada ao desenvolvimento sustentável, preservando seu patrimônio sociocultural e ambiental.

Os autores acrescentam ainda que a obra foi produzida com o intuito de contribuir com os processos de formação de educadores do campo, tendo em vista que os artigos que compõem o livro favorece a comprensão crítica do campo e suas diversidades sociopolítica e econômica, assim como dos princípios que norteiam a proposta de educação, destacando suas interfaces com o desenvolvimento sustentável.

Ainda durante o evento, foi lançado também o livro "Formação continuada de professores no semiárido: ressignificando saberes e práticas", de autoria do prof. Ms. Elmo de Souza Lima. Os dois livros poderão ser adquiridos na Livraria Universitária da UFPI e através do e-mail: .