Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inauguração da Rede Poti acontece hoje(26) no Salão Nobre da UFPI

Inauguração da Rede Poti acontece hoje(26) no Salão Nobre da UFPI

Acontece hoje (26), às 09 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí, a Cerimônia de Inauguração da Redecomep em Teresina (Rede Poti) que interligará as Instituições de Ensino e Pesquisa da cidade. O evento contará com a presença de representantes do Governo Estadual e Municipal, da RNP e das Instituições de Ensino e Pesquisa que integram a Rede Poti.

Após o ato solene, será feita visita ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFPI) e ao Hospital Universitário (HU), onde serão apresentadas suas infraestruturas de conexão à Rede Poti.

A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e financiada pela Finep, que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade, com instalação de uma infraestrutura de fibras ópticas nas regiões metropolitanas voltadas para as Instituições de pesquisa e educação superior.

Rede Poti

Em Teresina, a Redecomep recebe o nome de Rede Poti, em alusão ao rio homônimo que corta a cidade.

A Rede Poti integrará Instituições públicas de ensino e pesquisa como a UFPI, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Meio Norte (EMBRAPA/CPAMN) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Instituições particulares de ensino superior como a Faculdade Integral Diferencial (FACID) e Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI) também são convidadas a participar dessa iniciativa.

O projeto também conta com apoio da Eletrobrás Distribuição Piauí.

Arquitetura da Rede

A Rede Poti é constituída por aproximadamente 62 km de cabos de fibras ópticas, auto sustentados; sendo 34 km com cabos de 24 fibras (anel) e 28 km de 12 fibras (radiais), ambos monomodo, interligando as principais instituições públicas de ensino e pesquisa local ao Ponto de Presença (PoP-PI) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de Teresina.

Com a interligação ao POP-PI através da Rede Poti, a UFPI ampliará sua conexão de Internet para até 1Gbps (1 Gigabit por segundo), velocidade inicial a ser implantada. O que significa acesso mais veloz à internet e conexão mais estável via fibra óptica, do que anteriormente realizada por rádio; facilitando assim o acesso e a troca de dados entre os participantes da Rede Poti.

A Rede Poti apresenta formato em anel, o que a torna mais tolerável a falhas. Ou seja, em caso de ocorrência da ruptura de um enlace de fibra, o tráfego de dados é feito pelo outro lado do anel.

Panoroma da rede da UFPI

O gráfico abaixo apresenta o tráfego entre todos os setores da UFPI, bem como o acesso desses à internet, realizada através dos links da OI e PoP.

Panorama do fluxo de dados entre setores da UFPI