Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cerimonial: reunião com Comissões de Formatura dos cursos do período 2016.2
Início do conteúdo da página

Inauguração da Rede Poti acontece hoje(26) no Salão Nobre da UFPI

Imprimir
Publicado: Quarta, 25 de Julho de 2012, 11h26

Acontece hoje (26), às 09 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí, a Cerimônia de Inauguração da Redecomep em Teresina (Rede Poti) que interligará as Instituições de Ensino e Pesquisa da cidade. O evento contará com a presença de representantes do Governo Estadual e Municipal, da RNP e das Instituições de Ensino e Pesquisa que integram a Rede Poti.

Após o ato solene, será feita visita ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI/UFPI) e ao Hospital Universitário (HU), onde serão apresentadas suas infraestruturas de conexão à Rede Poti.

A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e financiada pela Finep, que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade, com instalação de uma infraestrutura de fibras ópticas nas regiões metropolitanas voltadas para as Instituições de pesquisa e educação superior.

Rede Poti

Em Teresina, a Redecomep recebe o nome de Rede Poti, em alusão ao rio homônimo que corta a cidade.

A Rede Poti integrará Instituições públicas de ensino e pesquisa como a UFPI, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Meio Norte (EMBRAPA/CPAMN) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Instituições particulares de ensino superior como a Faculdade Integral Diferencial (FACID) e Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (NOVAFAPI) também são convidadas a participar dessa iniciativa.

O projeto também conta com apoio da Eletrobrás Distribuição Piauí.

Arquitetura da Rede

A Rede Poti é constituída por aproximadamente 62 km de cabos de fibras ópticas, auto sustentados; sendo 34 km com cabos de 24 fibras (anel) e 28 km de 12 fibras (radiais), ambos monomodo, interligando as principais instituições públicas de ensino e pesquisa local ao Ponto de Presença (PoP-PI) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de Teresina.

Com a interligação ao POP-PI através da Rede Poti, a UFPI ampliará sua conexão de Internet para até 1Gbps (1 Gigabit por segundo), velocidade inicial a ser implantada. O que significa acesso mais veloz à internet e conexão mais estável via fibra óptica, do que anteriormente realizada por rádio; facilitando assim o acesso e a troca de dados entre os participantes da Rede Poti.

A Rede Poti apresenta formato em anel, o que a torna mais tolerável a falhas. Ou seja, em caso de ocorrência da ruptura de um enlace de fibra, o tráfego de dados é feito pelo outro lado do anel.

 

Panoroma da rede da UFPI

O gráfico abaixo apresenta o tráfego entre todos os setores da UFPI, bem como o acesso desses à internet, realizada através dos links da OI e PoP.

Panorama do fluxo de dados entre setores da UFPI

Fim do conteúdo da página