Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertas inscrições de estudantes habilitados ao ENADE 2012
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições de estudantes habilitados ao ENADE 2012

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Inicia nesta segunda-feira (16) o processo de inscrição de estudantes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2012.

De acordo com o art. 5° da Portaria Normativa n°. 6 de 14/03/2012 são habilitados os estudantes ingressantes, ou seja, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2012; os concluintes, ou seja, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013; assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições. 

Ficam dispensados do ENADE 2012 os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2012 e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

O período de inscrição dos estudantes habilitados acontece de 16 de julho a 17 de agosto. O processo de inscrição é realizado pelo coordenador do curso.

Em 2012, o ENADE avaliará os estudantes dos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (e suas habilitações), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo; e cursos que conferem grau de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

O cronograma das principais atividades do ENADE 2012 pode ser baixado aqui.

Sobre o ENADE

O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Mais informações no Manual ENADE 2012.

Nota

A greve dos servidores (professores e técnicos-administrativos) não modifica os prazos das atividades do ENADE 2012.

Fim do conteúdo da página