Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertas inscrições de estudantes habilitados ao ENADE 2012

Abertas inscrições de estudantes habilitados ao ENADE 2012

Inicia nesta segunda-feira (16) o processo de inscrição de estudantes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2012.

De acordo com o art. 5° da Portaria Normativa n°. 6 de 14/03/2012 são habilitados os estudantes ingressantes, ou seja, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2012; os concluintes, ou seja, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013; assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições.

Ficam dispensados do ENADE 2012 os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2012 e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

O período de inscrição dos estudantes habilitados acontece de 16 de julho a 17 de agosto. O processo de inscrição é realizado pelo coordenador do curso.

Em 2012, o ENADE avaliará os estudantes dos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (e suas habilitações), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo; e cursos que conferem grau de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

O cronograma das principais atividades do ENADE 2012 pode ser baixado aqui.

Sobre o ENADE

O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Mais informações no Manual ENADE 2012.

Nota

A greve dos servidores (professores e técnicos-administrativos) não modifica os prazos das atividades do ENADE 2012.