Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura primeiro laboratório no NE de Simulação de Práticas Clínicas
Início do conteúdo da página

UFPI inaugura primeiro laboratório no NE de Simulação de Práticas Clínicas

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí inaugurou na tarde desta quarta-feira (11), no Departamento de Enfermagem o Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas Enfermagem e Saúde (SIMENF-Saúde). A solenidade contou com a presença do magnífico reitor da UFPI Luiz de Sousa Santos Júnior, pró-reitores, professores e estudantes. A Universidade Federal do Piauí dá mais um salto no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão com a inauguração do laboratório que é o primeiro no Nordeste.

O descerramento da placa inaugural foi feito pelo reitor Luiz Júnior e pelas professoras Elaine Cristina Carvalho Moura (coordenadora do SIMENF), Profª. Grazielle Roberta Freitas da Silva (sub-coordenadora do SIMENF), Profª Fernanda Dantas, coordenadora do Curso de Enfermagem e da Profª. Maria do Livramento Figueiredo, chefe do Departamento de Enfermagem. A solenidade contou com presença da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Regina Ferraz, da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Nadir Nogueira, do pró-reitor de Planejamento, José Arimatéia Dantas e do prefeito universitário Francisco Alberto de Brito Monteiro.

O SIMENF-Saúde foi criado por meio de resolução do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão CEPEX nº. 129/11. O Laboratório entregue à comunidade acadêmica e principalmente aos estudantes do curso de Enfermagem está equipado com modernos aparelhos de simulação de práticas clínicas de média e avançada complexidade. Um exemplo é um robô- adulto que simula um paciente em situações clínicas emergenciais. As condições clínicas são ajustadas pelo professor e programador, e colocam o aluno diante de uma realidade segura para colocar em prática os conhecimentos teóricos.

O novo espaço dentro do Departamento de Enfermagem conta com a sala chamada de Estação de Habilidades equipada com peças que auxiliam os alunos e professores na simulação de várias situações da baixa, média e alta complexidade. "Essa estação tem a função de aprimorar a destreza manual doa alunos em várias situações clínicas desde a punção venosa a treinar várias habilidades como o trabalho de parto, escuta cardio-fetal, entre outras situações", explica a coordenadora do SIMENF-Saúde, Prof.ª Elaine Cristina Carvalho Moura.

"Estou imensamente emocionado não só com a entrega do novo laboratório, mas com todos os avanços no curso de Enfermagem. Nosso próximo compromisso é com o prédio para a pós-graduação. Ouvir hoje aqui que temos um dos melhores laboratórios do mundo e o primeiro do Nordeste me deixa feliz. Nos próximos meses entregaremos a sociedade piauiense um dos melhores hospitais universitários do Brasil. Nossa equipe está de parabéns", destacou o reitor.

A nova estrutura está de acordo com práticas de simulação norte americanas e canadenses, países estes protagonistas da técnica de ensino no mundo. Em 2011 apenas 22 universidades brasileiras possuíam os equipamentos e poucas a infraestrutura exigida para o funcionamento efetivo.

"Sinto orgulho do Departamento de Enfermagem, dos alunos e professores, que me surpreendem sempre com sua audácia e essa audácia encontra eco na administração superior que mostra sempre um compromisso com a melhoria das condições para o exercício da educação. Hoje está sendo concretizado um grande desafio no ensino e pesquisa com esse laboratório. Nós em Teresina temos plenas condições de expandir o ensino da saúde", disse o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Antônio dos Santos Rocha Filho.

A adaptação de salas do Departamento de Enfermagem para a implantação do Laboratório de Prática Clínica, no Centro de Ciências da Saúde, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, contou com recursos na ordem de R$149.669,54 para a reforma da área de 120,79 m².

Fim do conteúdo da página