Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CABJ realiza aula inaugural dos cursos ofertados pelo PRONATEC

CABJ realiza aula inaugural dos cursos ofertados pelo PRONATEC

Aconteceu nesta segunda-feira (09), no auditório do Campus professora Cinobelina Elvas-CPCE , de Bom Jesus, a solenidade de abertura do lançamento dos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, um programa do Governo Federal que visa expandir a oferta de cursos de Educação profissional técnica,tecnológica e de formação inicial e continuada para a população brasileira.

Estiveram presentes na solenidade o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, que estava representando o Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior; a Sra. Lígia Gonçalves Carvalho coordenadora Geral do PRONATEC na Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, representando o Secretário de Estado da Educação Sr. Átila Lira;  o Prefeito da Cidade de Manoel Emídio, Sr. José Medeiros, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais;  representantes de empresas do agronegócio, dentre outras autoridades ligadas à educação e ao agronegócio da região. Estiveram presentes também comitivas de alunos e professores das Cidades de Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia e Cristino Castro, cidades onde funcionarão as unidades remotas dos cursos ofertados dentro do programa.

Para a Profa. Oldênia Guerra, diretora do CABJ, os cursos são uma oportunidade de atender a uma parcela significativa da população que vinha buscando ingressar nos cursos técnicos do CABJ e não conseguiam em virtude da dificuldade de ampliar ainda mais a oferta de vagas.

" Agora, além de podermos atender um maior número de pessoas em Bom Jesus, estamos expandindo para outros municípios a possibilidade de fazer cursos técnicos e de formação inicial e continuada com a qualidade característica da UFPI. Se há cinco anos iniciamos um processo de interiorização, agora estamos começando um movimento de interiorização da interiorização através do PRONATEC", acrescentou Oldênia.

Para o coordenador Geral do Pronatec, Prof. Ms. José Luiz da Silva Peteka os cursos realizados pelo PRONATEC proporcionarão a capacitação de mão-de-obra de profissionais para acesso ao mercado de trabalho de uma forma mais competitiva. "É uma oportunidade que não pode ser desperdiçada por aqueles que foram selecionados entre mais de novecentos alunos que fizeram pré-matrícula. É preciso compromisso para não se evadir,não abandonar o curso. Temos uma equipe que vai trabalhar em todas as unidades remotas para que de fato os cursos aconteçam. São professores, supervisores e orientadores capacitados e selecionados para prestar um bom trabalho", afirma.

O prof. Dr. Arimatéia Lopes destacou o compromisso da Universidade com o programa enfatizando que dentre as escolas vinculadas à UFPI, o Colégio Agrícola de Bom Jesus é o que está ofertando o maior número de vagas: 650 para cursos FIC e 170 para cursos técnicos concomitantes. "Uma demonstração inequívoca da capacidade de trabalho e de articulação dessa pequena equipe de profissionais que conseguiram atender a quatro municipios da região do Alto-Médio Gurguéia, oportunizando a oferta de cursos profissionalizantes de qualidade para a juventude", conclui.

Após a solenidade, os alunos e demais convidados almoçaram no RU, aproveitando para degustar uma feijoada e partilhar impressões acerca do programa.