Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Estatística da UFPI é avaliado e recebe conceito 3

Curso de Estatística da UFPI é avaliado e recebe conceito 3

O Curso de Estatística da Universidade Federal do Piauí recebeu conceito final 3 na avaliação de reconhecimento feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). O relatório de avaliação já foi disponibilizado pelo instituto e o Curso de Estatística da UFPI apresenta um perfil satisfatório. O curso recém avaliado pelo INEP é ofertado no Piauí apenas pela UFPI e tem sido crescente a demanda por profissionais da área.

A autorização para a implantação do Curso de Bacharelado em Estatística da UFPI foi concedida pelo REUNI, no final de 2007. Em 29 de agosto de 2008, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI institui o curso, através da Resolução CEPEX/UFPI N° 172/2008, em que aprova o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Estatística/UFPICampus "Ministro Petrônio Portella". O curso oferece 50 vagas anuais e funciona no período noturno, com tempo mínimo de integralização de 8 semestres (4 anos) e o máximo de 12 semestres (6 anos) e a forma de ingresso se dá através do ENEM.

A comissão de avaliação pode comprovar que a infraestrutura dada ao curso atende às condições básicas para que o desempenho das atividades. "O Curso encontra-se instalado em prédios recém construídos. Tanto a parte administrativa quanto as salas de aulas e laboratório estão em novas construções. A mudança para as novas instalações deu-se em março de 2012. Todos os professores são contratatos em regime de Dedicação Exclusiva e possuem gabinetes de trabalho individuais novos, climatizados, acessíveis e equipados, portanto, os gabinetes são muito bons. As salas de aulas são muito boas com cadeiras novas, climatização, acessibilidade e em quantidade suficiente. Possuem estrutura para fixação de datashow e boa iluminação. Todas as salas de aulas estão nos novos prédios. O curso possui um laboratório de informatica com 35 novos computadores (1,48 vagas anuais por computador e 3,4 matrículas por computador) com acesso a internet, em um amplo espaço para fins de uso didático", aponta o relatório.

A infraestrutura atual do Curso de Estatística da Universidade Federal do Piauí também cumpre o Decreto Nº 5.296/2004 de acessibilidade para pessoas deficientes e/ou com mobilidade reduzida. O curso oferece a disciplina LIBRAS como optativa no PPC e disponibiliza as informações acadêmicas na forma impressa e virtual, como exigido na Portaria Normativa MEC Nº 23/10, de 01/12/2010.