Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI concede título de "Doutor Honoris Causa" à diretor do InCor da USP

UFPI concede título de "Doutor Honoris Causa" à diretor do InCor da USP

A Universidade Federal do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (5), no Cine Teatro, a Solenidade de Outorga do título de "Doutor Honoris Causa" ao Prof. Dr. Fábio Biscegli Jatene, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à instituição. O homenageado tem atuação assistencial e de pesquisa em Cirurgia Torácica e Cardiovascular e já foi orientador de vários cardiologistas durante o doutorado.

O autor da proposta do título é o Prof. Dr. José Lira Mendes Filho, egresso da Universidade Federal do Piauí e professor do Centro de Ciências da Saúde. "São quase quarenta anos de convivência e trabalhos de pesquisa juntos. Ele é um importante pesquisador da Medicina da mais alta competência", disse.

"Me sinto bastante honrado e mais confiante. São fortes os nossos laços com colegas da área e espero que essa cooperação, amizade e companheirismo possa se estender de forma que as duas universidades - USP e UFPI - possam lucrar e que a especialidade seja exercida com plenitude", disse Prof. Dr. Fábio Jatene.

O homenageado possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC (1978), doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP (1991). Ocupa o cargo de Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro Suplente do Conselho Deliberativo HCFMUSP (2011), presidente do Conselho Diretor e Diretor Geral do InCor HCFMUSP (2011).

A cerimônia prosseguiu com a leitura do termo indagativo, no qual o Reitor da UFPI perguntou ao homenageado sobre a aceitação do título. Após a concordância, houve a leitura dos atos e resoluções que concedem o título de Doutor Honoris Causa. Em seguida, o homenageado vestiu a samarra e recebeu o capelo e o diploma das mãos do Reitor.

O reitor Luiz de Sousa Santos Júnior em seu discurso falou um pouco sobre a história da instituição e na oportunidade fez um convite para que a direção do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, possa celebrar junto ao Hospital Universitário da UFPI um convênio. "Nós estamos muito honrados e felizes em conceder o título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Dr. Fábio Jatene e mais felizes ainda em saber que os nossos profissionais estão tendo a oportunidade de ter capacitação junto à pesquisadores fantásticos e comprometidos com a Medicina. Queremos que o HU já nasça com a assinatura deste convênio que será muito importante para os nossos estudantes de Medicina e para a sociedade em geral", disse.

A cerimônia contou com a participação de autoridades, professores universitários, estudantes e comunidade em geral. Na ocasião, foi executado o hino do Brasil.