Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Farmácia da UFPI se apresentam em congresso nacional

Alunos de Farmácia da UFPI se apresentam em congresso nacional

Estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí apresentarão trabalhos científicos no 2º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos (PCARE/FARMABR), na cidade de São Paulo, no período de 5 a 7 de julho.

Os alunos participam do Programa de Atenção Farmacêutica (PAF/UFPI), estágio na Farmácia Escola da UFPI e Iniciação Científica Voluntária (ICV). Os trabalhos enviados são na área de terapia HIV/AIDS, atenção farmacêutica e farmacotécnica. Seguem abaixo os títulos dos 06 (seis) trabalhos aprovados pelo grupo para apresentação no congresso:

Dos 110 trabalhos aprovados para este congresso, 9 trabalhos foram escolhidos para apresentação oral e irão concorrer aos prêmios Maria Aparecida Pourchet - Campos e Academia Nacional de Farmácia. Dentre estes, um trabalho selecionado foi desenvolvido por alunos egressos da UFPI, orientado pelo Prof. Msc. André Luis Menezes Carvalho. O trabalho, intitulado Adesão combinada de diferentes métodos de adesão ao treinamento antirretroviral de pacientes HIV/AIDS, foi fruto de um trabalho de conclusão de curso do egresso Pablo Ricardo Barbosa Ferreira, realizado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDNTP), com usuários da terapia antirretroviral. A UFPI estará bem representada no evento, pois alunos do LAPNEX, também, aprovaram trabalhos e ao todo 12 trabalhos do curso de Farmácia da UFPI estarão presentes no evento.

Para o coordenador do PAF, a aprovação desta quantidade de trabalhos e a seleção para apresentação oral em um congresso científico é reflexo de um esforço coletivo, para propiciar inovadoras investigações no Estado no Piauí, na área de atenção farmacêutica. Além disso, vislumbrar no futuro a participação efetiva de farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, disponibilizar um profissional de saúde a população com conhecimentos técnicos, humanísticos e compromissados com a comunidade assistida.

Veja o site do evento e a lista de trabalhos aceitos