Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor visita o Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário

Reitor visita o Setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, visitou na manhã desta terça-feira (03), o Setor de Diagnóstico por Imagem e a obra do novo Núcleo Integrado de Morfologia e Células Tronco localizados no Centro de Ciências Agrárias (CCA) no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A visita foi acompanhada pelo Diretor do centro Prof. Willams Costa Neves.

O Setor de Diagnóstico por Imagem atende uma demanda de aproximadamente 600 animais mensalmente. Disponibilizando os serviços de avaliação radiográfica com enfoque em tecidos moles (abdome e cavidade torácica), além de outros exames. Outro avanço no setor é a recente aquisição do equipamento Samsung Sonovet R3, que possibilita ampliar a gama de serviços a serem oferecidos. Dada a maior resolução desse equipamento, novos procedimentos poderão ser oferecidos, tais como biópsias guiadas por ultrassom, ultrassonografia Doppler Vascular (renal, hepático e estadiamento tumoral) e eco cardiografia.

"Em curto prazo, teremos completamente instalado o serviço de radiologia digital totalmente voltada para a Medicina Veterinária, ampliando a precisão dos exames realizados e diminuindo o tempo de diagnóstico e o uso de materiais químicos utilizados na rotina padrão", comentou o Prof. Dr. João Macêdo de Sousa, Diretor do Hospital Veterinário Universitário (HVU).

O Hospital Veterinário é pioneiro no Estado e o primeiro a ter um cemitério de animais, denominado Cadelinha Sasha, além de uma Ambulância para animais de pequeno porte e Diagnóstico por Imagem. "O HVU cresceu muito nesses últimos anos, investimos para melhorar e modernizar as instalações, para dar as condições necessárias para formar profissionais qualificados, além de investir na continuidade de qualificação desses profissionais, consolidando a vertente do ensino, pesquisa e extensão", destacou o Reitor.

O Núcleo Integrado de Morfologia e Células Tronco está sendo construído ao lado do Setor de Diagnóstico por Imagem, e será um laboratório multidisciplinar, que atenderá todos os cursos que tenham esse enfoque, tanto das ciências humanas como animal. O núcleo será coordenado pela Profª. Maria Acelina Martins de Carvalho.