Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encerramento do simpósio sobre células-tronco reúne centenas de alunos

Encerramento do simpósio sobre células-tronco reúne centenas de alunos

O último dia do simpósio de Células-Tronco e Terapia Celular, realizado pelo Universidade Federal do Piauí (UFPI), no auditório do Hotel Fórmula Flat, localizado no bairro Ilhotas, zona sul de Teresina, reuniu vários pesquisadores, alunos de pós-graduação e profissionais das áreas da saúde, biológicas, agrárias e ciência dos materiais.

Para a professora Maria Acelina Martins de Carvalho, organizadora do evento, o simpósio teve como objetivo divulgar os avanços sobre células-troncos no Piauí e sua aplicabilidade em animais. Nos dois dias de encontro foram discutidos temas como células-mães e terapia celular, além dos avanços nos ensaios terapêutico pré-clínico e a adequação de modelos animais.

Mais de 220 alunos participaram do encontro que contou ainda com a presença de pesquisadores de seis Estados brasileiros que ampliaram a interação entre os grupos de pesquisa da UFPI. Segundo Acelina Carvalho, a UFPI deu início as pesquisas em células-troncos há três anos. "Hoje o PPGCA, Ponto Foco Piauí, conta com um disciplina nesse segmento com o nome: Biologia do Desenvolvimento e Célula-Tronco", ressaltou.

Na tarde desta quinta-feira (21) foi realizada a palestra "Tecnologia de embriões como recurso para pesquisa com células-troco embrionárias em modelos animais", apresentado pelo professor Dr. Marcelo Bertolini, da UNIFOR.

Em seguida ocorreu uma mesa redonda como o tema : Cénário Atual e perspectivas de avanços das pesquisas com células-tronco na UFPI, que contou com a participação dos professores Dr. Napoleão Martins Argolo Neto, Flavio Ribeiro Alves, Matheus Levi Tajra Feitosa, sob a coordenação da professora Maria Acelina Martins de Carvalho, organizadora do evento.

O simpósio de células-tronco e terapia celular, o primeiro desenvolvido no Meio Norte do país, é uma evento realizado pelos Programas de Pós-Grauduação (Doutorado) em Biotecnologia - RENORBIO, Ponto Foco Piauí, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) e o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFPI (NINTEC), vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí.