Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro de história da mídia tem início com palestras e apresentações

Encontro de história da mídia tem início com palestras e apresentações

Na noite desta quarta-feira (20), foi realizada a abertura oficial do II Encontro Nordeste História da Mídia, evento promovido pela Rede Alcar - Alfredo de Carvalho, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e pelo Núcleo de Estudos em Jornalismo e Comunicação (NUJOC). O Encontro também conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

A solenidade de abertura teve início com a composição da mesa de honra formada por docentes da UFPI: o Pró-reitor de Planejamento, Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, representando o Reitor; a coordenadora do evento, Profª. Drª. Ana Regina Rêgo e a presidente da rede Alcar, Profª. Drª. Maria Berenice Machado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Em seu discurso, a professora Maria Berenice elogiou a organização do evento e ressaltou a importância de trabalhos voltados para o estudo da história da mídia. "Eu fico muito emocionada de ver eventos como esse e de ver tantos trabalhos interessantes nessa área", declarou.

Na ocasião, houve a apresentação do grupo Brazilian Music Camera Symbol, formado por estudantes de música da UFPI e coordenado pelo professor Cássio Martins. O grupo executou canções barrocas e chegou a apresentar canções do rei do baião, Luiz Gonzaga, em homenagem ao seu centenário.

A abertura do evento também foi marcada pela palestra do professor Dr. Manuel Parés i Maicas, da Universidade de Barcelona. O convidado abordou questões atuais sobre história, memória e mídia.

O II Encontro Nordeste de História da Mídia continua nesta quinta-feira (21) com mesas redondas, lançamento de livros e oito grupos temáticos para apresentação de trabalhos. A solenidade de encerramento acontece às 18h, no Cine-Teatro da UFPI, com a entrega do prêmio Jornalista David Moreira Caldas.