Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cadeia produtiva da pesca no Delta do Parnaíba é tema de livro de pesquisadores da UFPI e UFC

livro pesca

Pesquisadores dos Departamentos de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Ceará (UFC) publicaram um livro sobre a cadeia produtiva pesqueira no Delta do Parnaíba. Essa região possui grande importância econômica para os estados do Maranhão e Piauí (produtores), e Ceará (consumidor).

O livro traz um diagnóstico dos recursos pesqueiros do Delta do Parnaíba, abordando os aspectos relevantes para se entender seus processos de formação, incluindo o inventário das espécies capturadas nos ambientes estuarino, marinho e fluvial, sua diversidade e abundância, e as relações de produtividade com o esforço de pesca. Além destes, as relações bioecológicas da biocenose são determinadas por meio de correlações entre a abundância dos recursos e seus fatores causais, com destaque para área superficial das zonas de pesca, tipo de substrato e intensidade do aporte fluvial, integradas pelas características tecnológicas da pesca e suas interações com os fatores oceanográficos.

O livro pode ser baixado aqui.

*Fonte: Observatório Tecnológica de Santa Catarina.