Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Técnico de Floriano realiza parceria com a CHESF

Colégio Técnico de Floriano realiza parceria com a CHESF

O Colégio Técnico de Floriano (CTF), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou entre os dias 03 e 04 de fevereiro ação conjunta com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). A atividade resultou na extração de enxames de abelhas africanizadas na Usina de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe (PI). Além do exercício, os funcionários da CHESF receberam também treinamento, por meio do Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas (GTA), do Colégio Técnico.

ctf abelhas

Ação de captura de enxames na Usina de Boa Esperança, em Guadalupe (PI)

Segundo o membro da comissão interna de prevenção de acidentes de Boa Esperança, Élida Souza, a parceria com o CTF foi de fundamental importância. “A Usina estava em situação que apresentava risco para os seus funcionários e visitantes devido à presença de focos de abelhas africanizadas em suas instalações, por isso, a remoção dos enxames e o treinamento para nossos funcionários foram fundamentais para sanar os riscos aos funcionários e, ao mesmo tempo, preservar as abelha”, destacou.

ctf abelhas01

Treinamento realizado no Colégio Técnico de Floriano

Além dos enxames capturados, fumigador e indumentária apícola, equipamentos essenciais para o ofício, foram doados para o ex-aluno do Curso técnico em Agropecuária, Washington Machado. “A intenção é para que ele possa também iniciar seu negócio apícola. Este é outro Projeto do Setor de Apicultura do CTF, denominado Jovem Empreendedor Rural, finaliza o coordenador do GTA, Prof. Dr. Laurielson Alencar.

O Grupo de Estudo e Trabalho em Apicultura é um projeto de extensão criado em 2008, o qual já foi responsável por remover mais de 70 enxames da microrregião de Floriano (PI).