Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parceria público-privada difunde pesquisas da UFPI

Parceria público-privada difunde pesquisas da UFPI

Inovações tecnológicas, pesquisas e patentes. Esses são os objetivos da parceria público-privada entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a empresa Infoway. Na manhã desta quarta-feira (03), foi apresentado o protótipo nomeado Fadigômetro, resultado da parceria, que tem como função auxiliar em procedimentos de fisioterapia e atividades físicas.

IMG 2001

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia

Presentes na reunião, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, afirmaram que essas parcerias servem como exemplo para o que vem dando certo no mundo. Para o Reitor, “o Piauí já tem uma vocação para talentos, e com essas parcerias nós possibilitamos o envolvimento de jovens em projetos e que sem dúvida nenhuma irão trazer muitos benefícios para o nosso Estado”, disse.

IMG 2019

Ney Paranaguá, parceiro do projeto

Segundo Ney Paranaguá, parceiro do projeto, essa aproximação entre a indústria e a academia é um exemplo do que tem dado certo em outros países. De acordo com ele, “a aproximação tem o intuito para que nós pudéssemos colocar em nossos produtos e apresentar para o país diferencias competitivos que poucas empresas poderiam promover, porque vem diretamente de uma fonte que é a pesquisa que acontece dentro da academia”, afirmou.

IMG 2079 Cópia

Prof. Dr. da UFPI Gildário Lima

O Prof. Dr. da UFPI Gildário Lima, idealizador do projeto, explicou que o fadigômetro  tem um grande potencial de mercado. Segundo ele, “desde a primeira ideia foi um ano e meio de conversa, avaliando se é estratégico, conhecendo as soluções da área e colocando os meninos para iniciar as pesquisas. Hoje temos o protótipo e a parceria vai possibilitar a sua difusão”.

IMG 2080 Cópia

Estudantes apresentam projeto "fadigômetro"

confira mais fotos:

IMG 2012