Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Assinada ordem de serviço para nova Residência Universitária

Assinada ordem de serviço para nova Residência Universitária

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí será beneficiada com mais uma obra. Trata-se da construção de mais um prédio que abrigará a Residência Universitária. A obra, orçada em R$1.392.572,66, irá beneficiar estudantes carentes que vêm de outras cidades e não podem pagar aluguel. O novo prédio será construído ao lado da Residência Universitária já existente no Campus Ministro Petrônio Portella, nas proximidades do Centro de Tecnologia. A assinatura do termo de serviço foi assinado na tarde desta quinta-feira (14) na presença de alunos beneficiados pela Residência Universitária, da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Nadir Nogueira e do Prefeito Universitário, Francisco Monteiro.

A nova Residência Universitária terá capacidade para atender 126 estudantes, sendo que 44 vagas já serão preenchidas pelos alunos que atualmente ocupam um prédio alugado pela UFPI, nas proximidades do campus, no bairro Ininga. Serão dois pavimentos onde homens e mulheres ficarão separados.

Para Edmundo Alves, 27 anos, estudante do 3º período do curso de Licenciatura em Física, a construção de uma nova residência trará mais segurança para os alunos que hoje moram no prédio alugado. "Principalmente em questões de segurança, já que o nosso deslocamento da universidade para a residência se torna muito arriscado devido aos assaltos na região. Fico mais tranquilo em saber que teremos uma residência dentro do campus, ou seja, mais próximo da comunidade acadêmica", disse o estudante que mora há quase um ano na Residência Universitária. Ele é natural da cidade de José de Freitas.

Também feliz com a notícia ficou o estudante Arthur Rodrigues, 22 anos, estudante do 6º período do curso de Licenciatura em Matemática. Morando há dois anos e meio na Residência Universitária, ele acredita que o novo prédio dará mais segurança e comodidade para os alunos beneficiados.

"Nos empenhamos para conseguir recursos para a construção de mais um prédio da Residência Universitária tendo em vista atender a nossa demanda e também proporcionar mais segurança aos estudantes que hoje estão nesse prédio alugado. Manteremos a vigilância 24 horas e queremos dos alunos o zelo do prédio que é patrimônio público", falou o reitor Luiz Júnior.

A obra deverá ser executada em até 165 dias. A empresa responsável é a Tecom Engenharia LTDA. Até o início do próximo semestre a UFPI entregará a Residência Universitária no Campus de Floriano. O prédio tem capacidade para 200 estudantes.

Nos últimos seis anos, a UFPI triplicou o número de vagas nas Residências Universitárias, que propiciam moradia aos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social, provenientes do interior do Piauí ou de outros Estados.

São muitos os avanços na assistência estudantil. Atualmente, mais da metade dos alunos da Universidade Federal do Piauí recebem algum tipo de benefício para facilitarem seus estudos.