Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos da UFPI ministram Oficinas Arqueológicas no 10º Salipi

Alunos da UFPI ministram Oficinas Arqueológicas no 10º Salipi

"Aprender brincando". A partir desta ideia, alunos do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI, estão ministrando as Oficinas Arqueológicas para estudantes do ensino infantil até a 8ª serie do ensino fundamental no Salão do Livro do Piauí (10º Salipi), que acontece de 10 a 17 de junho na Praça Pedro II, Centro de Teresina.

Os futuros arqueólogos desenvolvem atividades lúdicas e pedagógicas durante as manhãs, no espaço Bate-Papo Literário. O objetivo das Oficinas é despertar o interesse sobre a arqueologia e conscientizar as crianças sobre a preservação do patrimônio cultural. "A ideia é que os alunos aprendam brincando", afirma a Coordenadora das Oficinas, Prof.ª Dr.ª Andréa Scabello.

Jogos, pinturas, brincadeiras, músicas e contação de histórias são utilizados como ferramentas de entretenimento e ensino

Desde 2009, a professora reúne alunos do Curso dispostos a trabalhar com atividades educativas. "A ideia de formar o grupo é mostrar a importância da extensão para os alunos da graduação, estreitando o diálogo da universidade com a comunidade", explica.

Aos 12 anos, Bruna Fernanda, estudante da 6ª serie da Unidade Escolar Santa Inês, localizada no bairro Dirceu Arcoverde I, aprendeu brincando a diferença entre desenho e gravura. Por meio da técnica de Isoporgravura, as crianças reproduzem o processo de xilogravura e imprimem desenhos que lembram as figuras rupestres encontradas nos sítios arqueológicos de Sete Cidades.

Bruna Fernanda mostra o desenho feito com a técnica Isoporgravura

Aluna de Arqueologia da UFPI explica a técnica de Isoporgravura para partcipantes da Oficina

As crianças que participam das oficinas podem expor seus desenhos no varal e manifestar sua opinião sobre as atividades desenvolvidas.

"Achei muito interessante e criativa a ideia deste espaço, principalmente para a autoestima dos alunos, pois eles aprendem, praticam a arte e expõem seus desenhos. Isso é muito bom!", declarou Eline Bezerra, professora da Unid. Escolar Santa Inês, que acompanhava seus alunos durante as oficinas.

Equipe de alunos: Ademir, Aline, Anderlen, Cecília, Jowe, Flávio, Gracinéia, Heverton, Keyla, Manu, Roseane, Samya e Vinícius.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Andréa Scabello

Bacharelado em Arqueologia e Conservação da Arte Rupestre

O curso de Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre foi implantado no ano de 2008, no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Com duração de 4 anos (8 semestres), o curso funciona em tempo integral e oferta, anualmente, 40 vagas para o primeiro semestre. As aulas teóricas são ministradas no campus de Teresina e as práticas, a partir do sétimo período, são realizadas nos sítios arqueológicos localizados no interior do Piauí (Parques Nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões e Sete Cidades).

O profissonal formado pela UFPI tem a oportunidade de atuar em diferentes áreas do mercado de trabalho - docência, pesquisa e conservação de Arte Rupestre - em instituições públicas, privadas, ONGs e no setor de Arqueologia de Contrato.

Ainda dá tempo conferir a programação das Oficinas Arqueológicas:

SEXTA
9h30 - Apresentação do curso de Bacharelado em Arqueologia, a importância da educação patrimonial e apresentação da equipe de trabalho
9h40 - Arqueólogo Mirim
10h30 - Roda de Música

SÁBADO
9h40 - Arqueólogo Mirim
10h30 - Roda de Música

DOMINGO
9h40 - Contação de História
10h30 - Jogos e Brincadeiras, Pintura Facial, Isopogravura, Exposição de Fotos e Oficina de desenhos