Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Extensão em Enfermagem encerra apresentação de trabalhos

Curso de Extensão em Enfermagem encerra apresentação de trabalhos

Alunos do 7º período de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí fecharam nesta sexta-feira (1), o ciclo de palestras sobre as "Competências gerenciais do enfermeiro: o marketing profissional pela práxis". As apresentações estavam sendo realizadas desde a última quarta-feira (30), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

De acordo com a professora Drª. Elaine Moura, coordenadora do Curso de Extensão e professora da disciplina Administração em Enfermagem, a intenção é trabalhar sob uma nova perspectiva as ações gerenciais e capacidades individuais exercidas pelos profissionais da enfermagem.

"O trabalho do profissional de enfermagem é norteado por 15 competências gerenciais que foram apresentadas pelos alunos de forma interativa. A competência é a capacidade de mobilizar, integrar e transferir conhecimento, recursos e habilidades num contexto profissional determinado" explicou a professora.

Os temas da última apresentação foram ensino, aprendizagem, comunicação e aquisição do conhecimento. O aluno José Ayran, membro do grupo, ressaltou a humildade no cotidiano do enfermeiro. "O profissional, técnico em enfermagem, professores do curso e os alunos precisam ter humildade e estar sempre abertos para aprender. A troca de conhecimento, com internet, é dinâmica e enriquecedora", relatou o estudante.

José Ayran frisou ainda, sobre a importância da comunicação no dia-a-dia do profissional. "O enfermeiro deve manter a serenidade, demonstrar autocontrole, calma e paciência, sobretudo com o paciente. Além disso, deve existir uma ação cuidadosa abrangente que implica desenvolver a habilidade de comunicação", explicou o aluno.

O enfermeiro Renato Sousa elogiou a iniciativa da turma e a maneira criativa das apresentações. "Já assisti diversas palestras, mas esse modo descontraído faz com que nós prestemos mais atenção nas falas e, consequentemente, interagimos mais", disse o enfermeiro.

Além do HUT, a maternidade Dona Evangelina Rosa, e os hospitais São Marcos e de Terapia Intensiva (HTI), além dos congressos Nacional de Obstetrícia e Regional de Enfermagem, ambos realizados em Teresina, também tiveram apresentação dos alunos.

Os 24 enfermeiros participantes do curso de extensão receberão um certificado de 30 horas, os alunos ministrantes de 4h e os monitores certificado de 5h.