Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes estrangeiros da UFPI organizam a 10ª Noite Africana

Estudantes estrangeiros da UFPI organizam a 10ª Noite Africana

O Dia Mundial da África é comemorado no dia 25 de maio. Para homenagear a cultura africana a Associação dos Alunos Estrangeiros da Universidade Federal do Piauí (APECG-UFPI) organiza há 10 anos a Noite Africana.

A 10ª edição do evento acontece hoje (01), a partir das 22 horas, no Jóquei Clube de Teresina. A programação conta com exposição de trajes típicos, gastronomia, música, danças folclóricas, entre outras manifestações culturais. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e conta com apoio do DCE. O evento será realizado na sede da Adufpi.

Segundo o presidente da APECG-UFPI, Usman Abdulhadi, a Noite Africana é um evento criado para divulgar a cultura africana, além de ser um momento de confraternização entre os alunos estrangeiros e brasileiros.

DIA DA ÁFRICA

A Organização da Unidade Africana escolheu o dia da sua constituição, 25 de Maio de 1963 como o Dia da África, para o mundo celebrar e lembrar os africanos, medindo o progresso que este continente fazia e faz na comunidade internacional.

O ato constituiu-se no maior compromisso político dos líderes africanos, que visou a aceleração do fim da colonização do continente.

No dia 25 de Maio de 1963 reuniram-se 32 Chefes de Estado africanos com ideias contrárias à subordinação a que o continente estava submetido durante séculos (colonialismo, neocolonialismo e "partilha da África").

Dessa reunião, nasceu a OUA (Organização de Unidade Africana). Pela importância daquele momento, o 25 de Maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação de África.