Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário Internacional de EPJ é realizado na UFPI

Seminário Internacional de EPJ é realizado na UFPI

O Grupo de Pesquisa de Economia Política da Comunicação (COMUM), o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí realizam nos dias 30 e 31 de maio o Seminário Internacional de Economia Política do Jornalismo.

O evento acontece na UFPI, e em sua programação contará com GTs, oficinas e palestras. O evento terá a presença de professores renomados na área, onde discutirão nas conferências assuntos como "Direitos Humanos e Jornalismo", "Televisão, mercados e cidadania", "Los Medios Públicos en América Latina: una agenda marcada por conflitos", "Televisão digital: estratégias da Rede Globo e cenários possíveis".

Durante o seminário serão realizadas as oficinas "Televisão Digital" e "Introdução à Economia Política da Comunicação" ministradas, respectivamente, pelos Prof. Ms. Carlos Monteiro e Prof. Dr. Luciano Correia. As oficinas dispõem de vagas limitadas.

Site do evento.

Confira a programação.

Grupos temáticos.

Professores convidados.

Primeiro dia do Evento (30/05/2011):

Prof. Dr. Jacqueline Dourado - Coordenadora do Seminário Internacional de Economia Política do Jornalismo fala sobre o sucesso evento.

Durante a noite, aconteceu as primeiras conferências realizadas no Cine Teatro da UFPI. As exposições foram mediadas pelo Coordenador de Comunicação do Estado, Prof. Dr. Fenelon Rocha - UFPI.

Da direita para esquerda: Fenelon Rocha, Martín Becerra, Luciano, João Martins

Conferências:

Prof. Dr. MARTÍN A. BECERRA - Universidade de Buenos Aires - UBA: "Los Medios Públicos en América latina: una agenda marcada por conflictos".

Prof. Dr. LUCIANO CORREIA - UFS: "A televisão digital: estratégias da Rede Globo e cenários possíveis."

Prof. Dr. JOÃO MARTINS LADEIRA - UNISINOS: "A Reinstitucionalização do Profissionalismo Jornalístico: A Produção Reflexiva de Novos Rituais Estratégicos ".

Na tarde desta quinta-feira (30), foram realizadas as oficinas do Seminário Internacional de Pesquisa em Economia Política do Jornalismo (EPJ).

A oficina "Introdução a EPC e os objetos de pesquisa" foi ministrada pelo Prof. Dr. Luciano Correia, da Universidade Federal de Sergipe - UFS, que discutiu os aportes teóricos e os instrumentos utilizados para a pesquisa em Economia Política do Jornalismo. Durante a apresentação, o pesquisador explicou como a informação é trabalhada como negócio.

Confira entrevista com professor Carlos Monteiro

O Prof. MSc. Carlos Monteiro, da Universidade Cruzeiro do Sul - UCS, ministrou a oficina "Televisão Digital". Durante a oficina, Carlos Monteiro destacou a importância de se trabalhar o conteúdo na televisão digital. "A TV digital é mais do que qualidade de áudio e vídeo; é qualidade de conteúdo. Hoje, é possível que cada canal de TV transmita até quatro conteúdos simultâneos. Por isso, devemos nos concentrar mais em como aproveitar melhor esse espaço", disse.

• Confira a entrevista com Prof. Dr. Luciano Correia sobre a oficina "Introdução a EPC e os objetivos de Pesquisa", que ministrou hoje no Departamento de Comunicação Social da UFPI.

Segundo dia do Evento (31/05/2011):

No segundo dia de conferências foram debatidos temas como " Pensando a pesquisa em jornalismo a partir de questões epistemológicas e metodológicas", ministrado pelo professor Dr. Carlos Franciscato da Universidade Federal de Sergipe - UFS; " Direitos Humanos e Jornalismo", apresentado pelo professor Dr. Solimar de Oliveira Lima; "Televisão, mercado e cidadania", exposto pela professora Drª Jacqueline Lima Dourado. As exposições foram mediadas pela Profª Ms. Maria Helena - CEUT.

Da esquerda para a direita: Maria Helena, Carlos Franciscato, Jacqueline Dourado e Solimar Lima

A manhã e a tarde desta quinta-feira (31) é dedicada às apresentações dos trabalhos inscristos o Seminário Internacional de Economia Política (EPJ).

Os trabalhos estão divididos em três Grupos Temáticos (GTs): Jornalísmo e Convergência (GT1), coordenado pelas professoras Maria das Graças Targino e samária Andrade; Indústrias Midiáticas (GT2), coordenado pelos professores Gustavo Said e Denise Lopes; TICs e Cidadania (GT3), coordenado pelo professor Solimar de Oliveira Lima e Maria Helena Almeida. Os GTs acontecem, respectivamente, nas salas 458, 459 e 455.

No total, serão apresentados 39 trabalhos. Após a apresentação, os autores da pesquisa recebem o certificado de participação.