Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Representante do consulado Francês se reune com professores da UFPI

Representante do consulado Francês se reune com professores da UFPI

Na última sexta-feira, 25, a Universidade Federal do Piauí recebeu a visita da Sra. Sylvie Tourpin, Adida de Cooperação para o Francês do Consulado Geral da França em Recife. Acompanhada da presidente da Associação de Professores de Francês do Piauí, Luiza de Marilac Uchôa, Sylvie se reuniu com os professores de francês da UFPI, Tiago Souza, Alcione Corrêa e Sales Abreu, um dos estagiários do projeto de ensino de francês na escola, João Batista de Sá, e a assessora internacional da UFPI, Prof.ª Érica Fontes.

Na ocasião, os professores expuseram o interesse da Universidade em formar parceria com o Consulado Geral para a difusão da língua e cultura francesas e ressaltaram o interesse na divulgação da cultura francesa em eventos como a 'Fête de la Musique', reativada em 2012 após 3 anos de interrupção. Sylvie falou ainda sobre a necessidade de preparação dos alunos da UFPI para prestarem exames de proficiência de francês no âmbito do programa Ciências sem Fronteiras, do qual a França participa. A adida também salientou a possibilidade de preparar a Universidade para que esta se torne centro aplicador de provas de proficiência do francês, tais como o DELF e o DALF.

Sylvie concluiu a visita comentando a necessidade do entendimento da importância da língua francesa no mundo e em diversas áreas de pesquisa, o que com certeza atrairá várias pessoas para o estudo da mesma.