Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberta a VIII Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas da UFPI

Aberta a VIII Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas da UFPI

O Núcleo de Estudos Portugueses (NEP), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), deu inicio na manhã desta quarta-feira (23) a VIII Jornada de Estudos em Literaturas e Culturas Ibéricas. O evento é uma oportunidade para os estudantes, pesquisadores e professores divulgarem e debaterem os resultados de seus trabalhos acadêmicos.

Segundo a organizadora do Evento, Profª. Drª. Maria Elvira Brito Campos, o encontro teve uma boa aceitação entre os alunos. "Nós tivemos um número elevado de participantes. Foram mais de 90 trabalhados inscritos para serem apresentados e estão participando do evento aproximadamente 300 pessoas como ouvintes-participantes", ressalta.

O estudante Wilson Machado Alencar, do curso de Ciências Sociais, que participa do encontro como ouvinte-participante, disse que a temática aplicada na jornada vai lhe auxiliar no trabalho docente. "Além da literatura outras áreas de conhecimentos estão sendo focadas no evento, como: Análise de Discurso, Concepção dos Gêneros Textuais e Culturas Ibéricas", afirma.

Com ênfase no estudo de literaturas escritas em língua portuguesa, como a literatura brasileira e a portuguesa, além das literaturas africanas lusófonas, a organização do evento aceitou trabalhos sobre literatura de língua espanhola, europeia ou latino-americana para serem apresentados no encontro.

Para a professora Maria Elvira, a grande aceitação entre os alunos é reflexo dos trabalhos de iniciação cientifica desenvolvidos pelos professores em sala de aula.

O encontro está sendo realizado no auditório Noé Mendes, que fica localizado no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). E se encerra amanhã (24), com o lançamento da segunda edição da revista Revestrés.