Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do Projeto Quintais Agroecológicos
Início do conteúdo da página

Lançamento do Projeto Quintais Agroecológicos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Durante toda esta terça-feira (19), está sendo realizado na Estação de Aquicultura da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, o Lançamento do Projeto Quintais Agroecológicos (FADEX/UFPI/FECOPI/SDR/PIBEX) e da Capacitação em Tecnologias socioambientais dos Projetos Recircular Aquicultura (UFPI/BNB/PIBEX). O tema abordado durante o evento é “Aquicultura multitrófica em sistema de recirculação de água (RAS) com hidroponia”.

lancamento quintal20190219164104

Projeto envolve UFPI/FADEX/FECOPI/SDR/PIBEX

O Quintal Agroecológico é um sistema que integra os saberes das pessoas, produz alimentos de base ecológica em 10% de um hectare, aproveita resíduos e sobras de uma atividade para outras, reduz custos de produção, interage a produção animal com vegetal. Aproveita área e (re) circula água; promove a rotatividade de produção; aproveita a energia de uma cultura para outra; diminui externalidades (uso do que é de fora); agrega valores aos produtos; transforma resíduos em fertilizantes naturais; fortalece a subsistência, produz excedentes para a comercialização em mercado de ciclo curto para promoção da transição agroecológica.

Na prática, o projeto utilizará módulos de construção de conhecimentos em regime de alternância, preconizando um tempo na escola e outro na comunidade, envolvendo juventudes e mulheres rurais na aquicultura de base ecológica com a construção de 6 tanques de 12 mil litros cada, em sistema de circulação de água, com uso de filtros mecânico e biológico para reduzir o consumo de água, melhorar a qualidade imunológica do cultivo e permitir transformar os resíduos de peixes em fertilizantes ricos em NPK (nitrogênio, fosforo e potássio) para adubar as hortas, pomares, roçado e ervas medicinais. Atua ainda com a criação aves num galinheiro móvel voltado à postura (produção de ovos) com 40 galinhas que propiciarão 35 ovos por dia e a cada ciclo de 120 dias galinhas para ofertar ao mercado, permitindo para o consumo obtenção de 5 ovos por dia e 10 galinhas a cada 120 dias.

quintallancamento20190219163905

Aquicultura multitrófica em sistema de recirculação de água (RAS) com hidroponia foi o tema discutido

O processo inclui tecnologias de construção de desidratadores para produção de passas de frutas, folhas de medicinais desidratadas que são embaladas em saches e complemento alimentar para as galinhas e peixes. Também contempla um defumador para agregar valores ao pescado e as aves produzidas, permitindo a produção de defumados, inclusive embutidos. Outra tecnologia utilizada é o fogão solar para economizar gás butano, diminuir os custos de sobrevivência familiar e uso de madeira dos ecossistemas locais.

lancamento quintal 220190219164213

Projeto pretende abranger diversas comunidades

O projeto será desenvolvido, com perspectiva de replicação em 16 comunidades dos Territórios Cocais e Planície Litorânea, envolvendo os seguintes grupos/organizações: Escola Família Agrícola dos Cocais; Escola Família Agrícola Santa Ângela de Pedro II; Comunidade Pedra Branca em Pedro II; Comunidade Cabreiro - Lagoa de São Francisco ; Comunidade Sussuarana – Piripiri; Grupos do Comunidade Olho d água dos Negros, Esperantina ; Assentamento Palmares de Luzilândia; União das Mulheres de Batalha – UMB; Centro de Educação e Assessoria (CEAA); Comunidade Transval de São José do Divino Perímetro Irrigado dos Tabuleiros Litorâneos em Parnaíba, , Unidade Avançada da UFPI em Cajueiro da Praia, atendendo 1000 agricultores familiares, 600 jovens do campo e 300 mulheres rurais.

Fim do conteúdo da página