Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o I SIFFEP
Início do conteúdo da página

UFPI desenvolve plataforma integrada para atender as demandas de assistência estudantil

Imprimir
Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 14h35

STI-2.jpg

A demanda de atendimento, seleção e controle de benefícios disponibilizados aos estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é grande e envolve muitos profissionais de áreas distintas para dar apoio ao corpo estudantil. Pensando na melhoria deste serviço aos estudantes, foi desenvolvida a plataforma Sistema Integrado de Apoio a Assistência Estudantil (SINAE-UFPI). Na manhã de hoje (15), o sistema foi apresentado em reunião no Salão Nobre da Reitoria da UFPI, e contou com a presença do Reitor, assistentes sociais e equipe da Superintendência de Tecnologia e Informação (STI-UFPI).

STI-4.jpg

 Nonato Rodrigues de Sales Carvalho, profissional de TI da UFPI e desenvolvedor do SINAE

A plataforma tem o objetivo de facilitar os documentos de seleção socioeconômicos, devido à grande demanda de assistência estudantil da UFPI, como a Bolsa de Apoio Estudantil (BAE), Residência Universitária (REU), Apoio à Participação em Evento Científicos (APEC), entre outros benefícios ofertados pela UFPI. Nonato Rodrigues de Sales Carvalho, profissional da STI-UFPI, do Campi de Picos, é o desenvolvedor da plataforma, e explica sobre suas funcionalidades. 

“Facilitar e flexionar as criações de questionários, atendendo a demanda da UFPI, criando um histórico, controle e estatísticas tanto dos estudantes como dos serviços de assistência prestados pela UFPI”. Ele pontua que será possível saber novas demandas por profissionais e cursos da universidade, e que até a metade deste ano o SINAE poderá alcançar 80% da demanda da UFPI. 

STI-8.jpg

Ricardo de Andrade, Superintendente da STI-UFPI

A nova plataforma da UFPI está em fase de avaliação, mas promete ser um grande apoio para à instituição. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) está ligado ao SINAE-UFPI. Ricardo de Andrade, Superintendente da STI-UFPI, fala sobre esta fase inicial. “Iremos proceder com uma série de testes a fim de validar as funcionalidades implementadas. A integração com o SIGAA permite que o SINAE tenha acesso a informações que já temos em nosso banco de dados”. O superintendente ressalta que tal integração de sistemas irá facilitar e diminuir o trabalho para alimentar o SINAE.

STI-7.jpg

Profa. Dra. Adriana de Avezedo Paiva, Pró-Reitora da PRAEC

O trabalho de benefícios aos estudantes só é possível graças à colaboração de profissionais de Assistência Social. A elaboração, seleção, análise e controle se constituem em um trabalho árduo e que requer tempo. O novo sistema se configura com a reunião de esforços que auxiliam este processo. A Profa. Dra. Adriana de Avezedo Paiva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitário (PRAEC), afirma os ganhos com o SINAE-UFPI. 

“É uma ferramenta extremamente importante e necessária para que nós da PRAEC possamos dar celeridade aos processos de identificação, seleção e maior controle e acompanhamento do estudante”. A Pró-Reitora relata que em 2018 aproximadamente 4.000 estudantes pleitearam uma bolsa de assistência estudantil. A nova plataforma irá facilitar a mão de obra da assistência estudantil da UFPI, reduzindo em média de 4 meses de análises para 20 dias. 

STI.jpg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

A cada dia a UFPI possui mais e novas demandas para atender aos estudantes, e o desenvolvimento de novos sistemas como este apontam não só a eficácia do trabalho desenvolvido na instituição, mas também a preocupação com a sustentabilidade. O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, ressalta tal ponto. “É necessário parabenizar aos profissionais da tecnologia que desenvolvem estes recursos, que não só facilitam e colaboram para os processos de assistência estudantil, como também integram o processo de migração do físico para o digital, o qual é fundamental para a sustentabilidade”.

Fim do conteúdo da página