Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lydia Masako abre 10ª Jornada Cientifica de residência médica da UFPI
Início do conteúdo da página

Lydia Masako abre 10ª Jornada Cientifica de residência médica da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou na manhã desta terça (12), a 10ª Jornada Científica da Residência Médica da Universidade.

A médica Lydia Masako Ferreira, professora da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) foi a conferencista de abertura, abordando ‘A importância da pesquisa na formação do profissional de saúde”. “O conhecimento é o ponto central da economia global do século 21. E é na pesquisa que se adquire conhecimento”, disse.

evento hu120190213161706

Médica Lydia Masako Ferreira durante evento

Organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital, o evento segue até sexta (15) no auditório do HU-UFPI, com apresentações de trabalhos de conclusões de curso (TCCs) dos médicos residentes concludentes das especializações medicas oferecidas pela UFPI.  “Sempre contei com o apoio de todos da instituição e dos meus grandes mestres”, comenta José Rodrigo Souza, que será o primeiro médico-anestesista formado no Piauí, ao ter tido o TCC “Determinantes para suspensões cirúrgicas em um hospital universitário” aprovado pela banca examinadora na tarde desta terça (12), obtendo assim o título de especialista em anestesiologia, residência criada em 2016.

Participaram da mesa de abertura do evento, que ocorreu antes da conferência, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente; a gerente de ensino e pesquisa do Hospital, Marta Rosal; a coordenadora-executiva da residência médica da UFPI, Catarina Pires; o representante do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPI), Gerardo Mesquita; e Daniel Araújo, representando as pro-reitorias de pesquisa e de pós-graduação.

evento hu220190213161925

Superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, e demais representantes que compuseram a mesa de abertura

“O HU-UFPI atua no fortalecimento a assistência e também a pesquisa e extensão”, disse Parente. “A UFPI foi pioneira em exigir atividade de pesquisa em seu programa de residência médica”, lembrou a titular da GEP. “A pesquisa é muito importante na formação profissional”, complementou Pires. “A integração dos programas de residência com os espaços de pesquisa da UFPI é muito importante”, afirmou Mesquita. “Temos que buscar maior aproximação entre os órgãos de pesquisa e as pós-graduações lato sensu”, frisou Araújo. 

evento hu320190213162341

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Fim do conteúdo da página