Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PET/UFPI realiza hoje (10) o V Bate-papo Acadêmico com o tema “Depressão, suicídio e felicidade: um retrato da saúde mental dos estudantes da graduação”
Início do conteúdo da página

Lydia Masako abre 10ª Jornada Cientifica de residência médica da UFPI

Imprimir
Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 16h24

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou na manhã desta terça (12), a 10ª Jornada Científica da Residência Médica da Universidade.

A médica Lydia Masako Ferreira, professora da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) foi a conferencista de abertura, abordando ‘A importância da pesquisa na formação do profissional de saúde”. “O conhecimento é o ponto central da economia global do século 21. E é na pesquisa que se adquire conhecimento”, disse.

evento hu120190213161706

Médica Lydia Masako Ferreira durante evento

Organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital, o evento segue até sexta (15) no auditório do HU-UFPI, com apresentações de trabalhos de conclusões de curso (TCCs) dos médicos residentes concludentes das especializações medicas oferecidas pela UFPI.  “Sempre contei com o apoio de todos da instituição e dos meus grandes mestres”, comenta José Rodrigo Souza, que será o primeiro médico-anestesista formado no Piauí, ao ter tido o TCC “Determinantes para suspensões cirúrgicas em um hospital universitário” aprovado pela banca examinadora na tarde desta terça (12), obtendo assim o título de especialista em anestesiologia, residência criada em 2016.

Participaram da mesa de abertura do evento, que ocorreu antes da conferência, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente; a gerente de ensino e pesquisa do Hospital, Marta Rosal; a coordenadora-executiva da residência médica da UFPI, Catarina Pires; o representante do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPI), Gerardo Mesquita; e Daniel Araújo, representando as pro-reitorias de pesquisa e de pós-graduação.

evento hu220190213161925

Superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, e demais representantes que compuseram a mesa de abertura

“O HU-UFPI atua no fortalecimento a assistência e também a pesquisa e extensão”, disse Parente. “A UFPI foi pioneira em exigir atividade de pesquisa em seu programa de residência médica”, lembrou a titular da GEP. “A pesquisa é muito importante na formação profissional”, complementou Pires. “A integração dos programas de residência com os espaços de pesquisa da UFPI é muito importante”, afirmou Mesquita. “Temos que buscar maior aproximação entre os órgãos de pesquisa e as pós-graduações lato sensu”, frisou Araújo. 

evento hu320190213162341

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Fim do conteúdo da página