Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores de escolas públicas do Piauí podem se inscrever em Programa de Qualificação oferecido pelo Governo Americano

fullbright.png

Pela primeira vez, o Estado do Piauí poderá indicar até quatro professores de Inglês, atuantes no Ensino Médio em escolas públicas, para participar da seleção ao Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers (Fulbright DAI), um programa de aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa, oferecido pelo Governo dos Estados Unidos, por meio da Fundação Fullbright.

Para participar, é necessário, entre outras exigências, ser professor efetivo de inglês; ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do Ensino Médio regular da rede estadual e/ ou municipal; possuir licenciatura em Língua Inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008; ter proficiência em inglês comprovada; e ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras-inglês.

Com duração de 1 semestre acadêmico, de janeiro a maio de 2020 em universidade americana, o Programa inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também, o uso de tecnologias em educação.

A seleção dos professores será composta das etapas estadual, nacional, e internacional entre o grupo de 18 países que participam do Programa. No Piauí, a seleção para indicação dos quatro professores que representarão o estado na disputa será realizada pela Secretaria Estadual da Educação, sob coordenação de Gildete Milu da Silva Sousa, diretora-geral do Centro de Formação Antonino Freire, tendo a Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Lucas, da Coordenação do Curso de Letras Estrangeira da UFPI, como coordenadora Fullbright DAI 2019-2020 no Piauí.

Na UFPI, as parcerias com a Fullbright rendem frutos à comunicade acadêmica. No ano passado, a Instituição recebeu 4 bolsistas norte americanos, que vieram contribuir com a formação dos alunos do Curso de Letras Inglês. A Fulbright também já ofertou outros programas, como o PDPI, que contribuíram com o desenvolvimento profissional para Professores de Língua Inglesa.

patricia.jpg

Profa. Patricia de Oliveira Lucas - Coordenadora da Fullbright DAI 2019-2020 no Piauí

“Então, trata-se de oportunidade interessante, principalmente para os egressos de Cursos de Letras, que hoje lecionam em contexto público de ensino. E, a UFPI tem colocado muitos Professores de Inglês no mercado de trabalho. E, buscamos sempre em nosso curso, priorizar a qualidade de Formação de nossos alunos”, avalia a Coordenadora Fullbright DAI no PI, Prof. Dra. Patrícia de Oliveira Lucas.

Informações sobre inscrições, etapas e documentação podem ser conferidas no site da Comissão de Seleção no Piaui.