Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião discute realização de congressos promovidos pela UniRede na UFPI

Reunião discute realização de congressos promovidos pela UniRede na UFPI

Na manhã desta segunda-feira, 21, aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, reunião de articulação sobre o compromisso da Universidade Federal do Piauí em sediar a 16ª edição do Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) e 5ª edição do Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), ambos promovidos pela UniRede (Associação Universidade em Rede).

21012019 IMG 0040 220190121135443Comissão de planejamento dos congressos da UniRede na UFPI

A comissão de planejamento do evento é formada pelo Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, que foi representado pela Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; Alexandre Martins dos Anjos, Presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede); Prof. Dr. Gildásio Guedes, Diretor Geral do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD); Profa. Dra. Lívia Nery, Vice-Diretora do CEAD; Lina Rosa Cardoso, Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPI; e Profa. Dra. Jacqueline Dourado, Superintendente de Comunicação Social da UFPI, que discutiram pautas gerais sobre a organização dos eventos na reunião.

O ESUD e CIESUD buscam promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação à Distância à nível nacional e internacional. Difunde a troca de experiências, promove a divulgação de estudos e a colaboração entre pesquisadores e pessoas que trabalham práticas de educação mediadas por tecnologia.

21012019 IMG 003620190121135607Comissão de planejamento dos congressos ESUD e CIESUD durante reunião

O presidente da Associação Universidade em Rede, que promove os dois eventos, considera valiosa a parceria com a Universidade Federal do Piauí. “É uma universidade que tem destaque pelo trabalho que desenvolve no campo da Educação a Distância, com um número considerável de alunos e pela experiência que tem também. É muito importante, nesse momento, a gente ver a região do nordeste brasileiro mostrar o que o nordeste vem fazendo”, comenta.

WhatsApp Image 2019 01 23 at 09.52.1120190123090025Comissão de planejamento dos congressos ESUD e CIESUD durante reunião

A UFPI tem construído uma história bem-sucedida no Ensino a Distância, com avaliações positivas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, considera os congressos uma oportunidade para a socialização de experiências exitosas. “É o momento em que há uma troca de informação. O Ensino a Distância tem crescido e a UFPI tem um papel importante com os polos que envolvem vários municípios do Estado do Piauí e fora do Piauí, como na Bahia, então temos uma experiência que tem sido reconhecida em nível nacional”, considera.

Os eventos tem previsão para acontecer no mês de novembro deste ano, em parceria com outras instituições públicas no Piauí, como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).