Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docentes da UFPI são contemplados com Bolsa de Produtividade do CNPq-2019

Docentes da UFPI são contemplados com Bolsa de Produtividade do CNPq-2019

Na última seleção da Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, 25 docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram contemplados, 13 renovaram as bolsas, 12 são novos ingressantes e, destes, 7 são bolsistas do Programa de Produtividade da UFPI. O pesquisador contemplado com a bolsa PQ passa a integrar as avaliações dos pares do CNPq e o recurso financeiro recebido ajuda a dar seguimento às pesquisas com mais facilidade. A previsão de início é março desse ano.

A Prof.ª Dr.ª Luciana Barboza, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, é uma dos 7 novos bolsistas do Programa e fala sobre a sensação da conquista. "O sentimento é de muita satisfação, pois um pesquisador hoje no Brasil, para dar continuidade nas pesquisas, demanda muita persistência. Os incentivos são poucos e o pesquisador quase sempre usa o próprio dinheiro para execução e finalização", pontua.

FOTO120190116104845

Prof.ª Dr.ª Luciana Barboza, contemplada com a Bolsa Produtividade em Pesquisa

A Prof.ª Dr.ª Luciana segue explicando sobre a importância da participação dos alunos e o apoio da UFPI. "Quando os alunos estão envolvidos na coleta de dados, na interpretação de fenômenos, é algo que nos motiva a continuar. Receber a bolsa nos dá a satisfação de que estamos no caminho certo. Outro ponto é que tenho muito a agradecer à UFPI. Em meio a todas as dificuldades nacionais para se fazer pesquisa, sempre tive apoio. Agora é dar continuidade às pesquisas e fazer o melhor", finaliza.

Para concorrer, alguns dos critérios são o pesquisador ter experiência na formação de recursos humanos, mestrado e doutorado. Além de ter produção científica relevante na área de pesquisa que atua.

Confira lista dos docentes contemplados.