Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Bacharelado em Farmácia é estrelado em edição 2018 do Guia do Estudante
Início do conteúdo da página

GESP/UFPI e SEMDEC se reúnem para desenvolver projeto “Selo Dona Saló”

Imprimir
Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 16h43

WhatsApp Image 2018 12 14 at 11.46.3020181218155834

 Grupo de Estudos em Sistemas de Produção - GESP no curso de Engenharia de produção da UFPI

Dia 14 de dezembro a Universidade Federal do Piauí, por meio do Grupo de Estudos em Sistemas de Produção (GESP) do curso de Engenharia de Produção, representado pela Professora Me. Adriana da Silva Simões, Professora Dra. Maria do Socorro Ferreira dos Santos e Professora Me. Nayara Cardoso de Medeiros, em reunião com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), representada pela secretária executiva Jannayna Pereira Tavares, com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e do Pró-Reitor de Planejamento, André Macedo, apresentaram as ações planejadas para desenvolvimento do projeto para certificação do “Selo Dona Saló”, que tem como objetivo reconhecer empresas de Teresina que promovem a equidade de gênero no ambiente de trabalho.

A parceria entre GESP-UFPI e SEMDEC se deu pelo objetivo em comum de ampliação das boas práticas em responsabilidade social empresarial e o desenvolvimento econômico, além de promover a integração entre instituições de ensino, iniciativa privada e pública. O GESP tem como objetivo desenvolver pesquisas científicas voltadas para soluções multidisciplinares em sistemas de produção, além de buscar criar um ambiente de troca de informação e conhecimento voltados para a formação profissional dos alunos, por meio do estudo de conceitos e técnicas que priorizam a eficiência dos sistemas de produção sustentáveis pensando no desenvolvimento econômico regional, preocupados com a diversidade humana, ambiental e cultural.

O “Selo Dona Saló – Empresa Promotora da Igualdade de Gênero” certificará as empresas privadas de pequeno, médio e grande porte localizadas em Teresina – PI que atuam ou estabeleçam projetos, programas ou ações em prol da: igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nas relações de emprego; qualidade de vida no ambiente de trabalho; ações de enfrentamento à violência contra a mulher; valorização da mulher no ambiente de trabalho, bem como, cumpram regularmente suas obrigações fiscais e pratiquem a Responsabilidade Social. O Selo Dona Saló apresenta como objetivo:

I – Incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas de enfrentamento ao preconceito e discriminação contra mulheres desenvolvidas pelas empresas instaladas em Teresina;

II – Garantir e proteger os direitos das mulheres no mercado de trabalho;

III – Estimular o envolvimento do setor privado e as instituições de ensino superior o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão para o fomento de práticas que contribuam para a igualdade efetiva entre homens e mulheres, nas dimensões sociais, econômicas e institucionais em parceria com o poder público municipal.

O edital para participar da certificação abre oportunidade para empresas de pequeno, médio e grande porte. As empresas certificadas receberão durante todo o ano atividades de instrução sobre a equidade de gênero, desenvolvidas por alunos tutoreados por professores de diversas áreas, criando um ambiente multidisciplinar para debate e reflexão sobre a importância do tema.

Dessa forma, o projeto proporcionará oportunidade de estágio e trabalhos de pesquisa e extensão para os alunos e dará oportunidade de promover a equidade de gênero na UFPI, nas empresas privadas e na comunidade em geral.

Fim do conteúdo da página