Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do IV Encontro de Administração de Floriano (ENAF)

Abertura do IV Encontro de Administração de Floriano (ENAF)

evento enaf20181128100040

Com o tema “A Sustentabilidade e a Gestão Ética nos Negócios”, teve início nessa terça-feira (27), a 4ª edição do Encontro de Administração de Floriano (IV ENAF), que acontece até o dia 30 de novembro de 2018, e tem por objetivo gerar nos futuros profissionais novas vivências e concepções sobre a realidade e as perspectivas que o mercado e o mundo do trabalho têm a oferecer.

Com base nisso, o Encontro pretende com a participação não apenas dos alunos do Curso de Administração da UFPI e das Instituições de Ensino Superior de Floriano, mas de graduandos de tantos outros cursos de IES de Floriano e de outras cidades e estados, desenvolver em suas mentes o entendimento e a apreensão de que os desafios constituem elementos presentes na trajetória profissional e que, portanto, a qualificação no percurso formativo contribui para uma melhor preparação e adequação visando ao enfrentamento de tais obstáculos.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve presente na abertura do evento e destacou a importância do ENAF para a região. "Primeiramente é uma alegria muito grande estarmos aqui em Floriano, visitando o campus e vendo como ele é bem tratado, e isso é reflexo da qualidade da gestão do campus. Quanto ao evento gostaria de parabenizar o Prof. Jairo de Carvalho e toda a sua equipe pela excelência, pelo zelo e primor com o qual organizam esse evento, que coloca o campus de Floriano e o curso de Administração em destaque, reconhecido até mesmo pelo professor visitante que veio ministrar a palestra, José Carlos Barbieri, da Fundação Getulio Vargas, de São Paulo", destaca.

evento enaf220181128100425

Reitor fala sobre relevância do evento que se configura como um dos maiores do estado

O tema central desta edição “A Sustentabilidade e a Gestão Ética nos Negócios”, pauta as discussões no processo formativo do gestor contemporâneo de todas as frentes (Hospitais, Empresas Privadas, ONG´s, Serviço Público, Educação, Infraestrutura, etc.). Segundo o Coordenador Geral do evento, Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães, a sustentabilidade e a ética são temáticas mais do que proeminentes, que estão em evidência atualmente e são essenciais para a formação dos futuros profissionais.

“Nós, como administradores que somos, não podemos nos eximir das responsabilidades seja como gestores públicos ou de uma empresa particular, ou mesmo como empreendedores. E o evento deste ano trabalha justamente essa questão. Além disso, esses eventos científicos são formadores de opinião, são momentos ímpares para que seja realizado esse intercâmbio de conhecimento, para que os alunos conheçam os autores dos principais livros, para que eles tenham ideia do que está sendo discutido nos grandes polos, onde a pesquisa tem relevância, tem peso. O ENAF é importantíssimo para que os alunos incorporem novos saberes e novas experiências, ampliem o network, que é fundamental nos dias atuais, pois o evento congrega participantes não só de Floriano, mas de diversas cidades e até mesmo de outros estados”, explica o Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães.

Além do tema central, o IV ENAF dispõe de 13 (treze) temas de interesse, privilegiando algumas das linhas temáticas da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. São eles: Gestão de Pessoas – GPE, Gestão de Marketing – GMA, Gestão Pública – GPU, Estratégia e Vantagem Competitiva – EVC, Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação – ITI, Comportamento do Consumidor – CCO, Gestão de Operações e Logística – GOL, Gestão Financeira – GFI, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional – GCA, Gestão Empreendedora – GEM, Casos de Ensino em Administração e Contabilidade – CAC, Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GAS e Gestão Educacional – GED.

evento enaf120181128100143

Reitor apresenta desempenho da UFPI para o palestrante convidado Prof. Dr. José Carlos Barbieri (FGV/SP), ao lado do Diretor do Câmpus de Floriano, Prof. Dr. Mauro Sérgio Cruz Souza Lima

A programação conta com minicursos, oficinas, palestras, apresentações orais e exposição de pôsteres. Os palestrantes convidados são: Professor Dr. José Carlos Barbieri (FGV/SP), Professor Dr. Marcos Antônio Martins Lima (UFC), Professor Dr. José Ricardo Maia de Siqueira (UFRJ) e Professor Me. Masakazu Hoji (MACKENZIE).

Confira mais fotos da abertura do ENAF:

evento enaf420181128100627

enaf520181128101151