Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Visitas técnicas organizadas pelo Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica da UFPI

elétrica20181127151932

Alunos do Curso de Engenharia Elétrica

A integração do meio acadêmico com a sociedade e o mercado de trabalho é um desafio necessário para todos os campos do conhecimento. Pensando nisso, os diretores do Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (CAEEL/UFPI), promoveram um evento com diversas visitas técnicas em diferentes áreas do curso, onde tal atividade fora do campus se faz necessário para os discentes do bloco que permitindo uma vivência didática e técnica aos que não alcançaram uma experiência como esta anteriormente.

O CAEEL por meio de iniciativa própria promove o evento CAEEL TECH com o objetivo de compartilhar de maneira prática o conhecimento obtido no espaço acadêmico da UFPI. O CAEEL TECH iniciou-se quinta-feira (22) e seguiu-se sua programação até ao sábado (24). Ao escolherem a data, os diretores do CAEEL realizaram alusão ao Dia do Engenheiro Eletricista (23 de novembro), e por isso, as visitas integraram de maneira simbólica a comemoração entre futuros profissionais e profissionais atuantes.

Usina20181127152929

Visita à Usina Eólica de Ilha Grande-PI

No dia 22 de novembro em visita técnica para Usina Eólica Pedra do Sal, localizada no município de Ilha Grande – PI, no qual a apresentação didática/técnica do funcionamento da usina eólica, e da estrutura do local e os equipamentos responsáveis pela geração de energia contou com a orientação do Prof. Ms. Josildo Lima Portela, professor substituto do curso de engenharia elétrica da UFPI. Durante a sexta-feira (23) de novembro, contamos com o destino rumo a Usina Hidrelétrica Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe – PI, onde após uma apresentação técnica de todo o funcionamento da usina, os alunos puderam ver de perto o funcionamento das máquinas e equipamentos, no qual os quatro geradores da usina estavam em funcionamento gerando cerca de 200MW/h naquele dia. Sobre a orientação, foi do coordenador do Núcleo de Energias Renováveis (NER), Prof. Dr. Bartolomeu Ferreira dos Santos Júnior, onde realizou-se a primeira visita técnica do curso de Engenharia Elétrica da UFPI ao local.

IMG 20181123 WA005520181127154037

Visita à Usina Hidrelétrica Boa Esperança em Guadalupe-PI

O estudante do curso de engenharia elétrica, Danilo Aurora pontua o desempenho do CAEEL, que pela primeira vez participou de vivência in loco de sua área de formação, e parabeniza o CAEEL por proporcionar experiências técnicas. "Enxergo como um mecanismo propulsor da interação dos discentes da UFPI com experiências técnicas voltadas ao embasamento prático acerca do funcionamento da modalidade de cada empreendimento elétrico, propiciando também o diálogo com profissionais da área", abordou.

WhatsApp Image 2018 11 22 at 18.23.3420181127153545

Visita à Claro Brasil no centro (Sul) de Teresina

Já a visita técnica para a Claro Brasil, situada na Rua Arlindo Nogueira, 57 - Centro (Sul), Teresina - PI, ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro. Os estudantes tiveram a oportunidade de ver a empresa por dentro, além de conhecer o local de trabalho de quem atua na área de telecomunicações do curso. Na quinta (22), a orientação foi do Prof. Dr. José Maria Pires de Menezes Júnior, e na sexta (23), foi a vez do Prof. Dr. Luís Gustavo Mota Souza. Ambos professores efetivos do curso de Engenharia elétrica da UFPI.

IMG 20181124 10095520181127154418

Visita à Subestação do Teresina Shopping

Encerrando a sessão do plano didático/técnico, no sábado (24) contou com visita técnica para a Subestação do Teresina Shopping, localizada na Av. Raul Lopes, 1000 - Noivos, Teresina – PI. Os discentes puderam observar o funcionamento de uma subestação de 13,8 KV e 69 KVA, assim como o sistema de refrigeração que abastece o Teresina shopping. A visita esteve a cargo do Prof. Dr. Rui Bertho Júnior, recém professor efetivo do curso de Engenharia Elétrica.

O CAEEL TECH contou com o apoio da UFPI em logística, a qual disponibilizou transporte para as visitas da Claro Brasil, Usina Eólica Pedra do Sal e Usina Hidrelétrica de Boa Esperança