Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Liga Acadêmica de Urologia promove ação no HU-UFPI

Liga Acadêmica de Urologia promove ação no HU-UFPI

Na manhã da última segunda-feira (19), a Liga Acadêmica de Urologia promoveu, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), atividades que integram o Novembro Azul, com distribuição de material educativo, aferição da pressão e exames de glicemia. O objetivo da campanha é chamar a atenção para diversos aspectos relacionados à saúde do homem, principalmente a necessidade de prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil.

novembro azul hu20181122173238

Foram atendidas cerca de 100 pessoas, com aferição da pressão e realização de exame de glicemia

Com a ação, foram atendidas cerca de 100 pessoas no Hospital Universitário, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O estudante do Curso de Medicina da UFPI Rômulo Almeida Noleto participou das atividades e ressaltou a importância da campanha. “Neste mês, a Liga Acadêmica de Urologia está realizando ações em diversos locais de Teresina. Até o final de novembro, alcançaremos cerca de 3 ml pessoas com a campanha, o que contribui, de forma decisiva para a conscientização em torno das questões que envolvem o câncer de próstata”, afirmou Rômulo, que atualmente cursa do 7º período.

Para a prevenção do câncer de próstata, a recomendação é que o primeiro exame de sangue conhecido como PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens. No caso daqueles que têm histórico de câncer na família, indica-se o exame aos 45 anos. Mas, para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. “A combinação entre o exame de sangue com o exame físico, com o toque retal, é o caminho para a detecção precoce do câncer de próstata", ressalta o Dr. Eulálio Damásio, médico urologista e professor orientador da Liga Acadêmica de Urologia.

novembro azul 220181122173427

A campanha Novembro Azul objetiva conscientizar a população acerca da prevenção do câncer de próstata

Diagnosticado em fase inicial, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura. A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele.

novembro azul 320181122173836

Estudantes do Curso de Medicina, integrantes da Liga Acadêmica de Urologia, realizam ação no HU-UFPI

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.