Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza atividade de combate ao diabetes
Início do conteúdo da página

HU-UFPI realiza atividade de combate ao diabetes

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

mutirão hu20181122163748

 Profissionais do HU-UFPI realizaram a triagem de 200 pessoas

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na última segunda (19), um Mutirão de Combate ao Diabetes, com o objetivo de promover ações de prevenção e de diagnóstico de diabetes mellitus e do pé diabético.

Com a ação, foram atendidas 200 pessoas, que realizaram procedimentos como dosagem de glicemia capilar, medição de peso e altura, cálculo de IMC e avaliação de pés, além de receberem orientações quanto à prevenção e fatores de risco. Após triagem e avaliação, alguns pacientes foram consultados por endocrinologistas.

mutirao hu220181122164222

Pacientes realizaram procedimentos como dosagem de glicemia capilar, cálculo de IMC e medição de peso e altura

Maria do Socorro Sousa Costa, 63 anos, dona de casa e residente no bairro São João, integra uma família que tem histórico de diabetes e, ao ficar sabendo da ação, não teve dúvidas de que era uma oportunidade para fazer a triagem. “A iniciativa é um espaço para a gente cuidar da saúde. Gostei muito da ação e da forma que fui atendida”, avaliou Maria do Socorro.

Atuaram no mutirão oito profissionais do HU-UFPI, incluindo endocrinologista, residente em endocrinologia, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de estudantes de graduação da área de saúde.

A atividade integra a campanha Novembro Azul, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro – data de nascimento do Nobel de medicina Frederick Banting, canadense e um dos descobridores da insulina.

mutirao hu320181122164401

Alimentação saudável e atividade física regular são algumas das recomendações dos especialistas para a prevenção do diabetes

O diabetes já atinge 400 milhões de pessoas no mundo todo e causa mais de 5 milhões de mortes por ano. No Brasil, estima-se que 8,9% da população sejam diabéticos. “Além do diagnóstico precoce, são fundamentais a adesão do paciente e familiares ao tratamento medicamentoso, a alimentação saudável e a atividade física regular. Além disso, consultas periódicas para avaliação do controle glicêmico e para o rastreio de complicações como neuropatia, nefropatia, retinopatia e doenças cardiovasculares são de grande importância no controle dessa doença”, explica a Dra. Patrícia Melo, Endocrinologista do HU-UFPI e uma das coordenadoras da ação.

A atividade teve o apoio da Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional do Piauí (SBEM/PI).

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fim do conteúdo da página