Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Geografia da UFPI comemora 60 anos

Curso de Geografia da UFPI comemora 60 anos

21112018-ensaiofotografia-10 (1).jpg

O Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), subordinado ao Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), possui um total de 16 professores efetivos, em sua maioria com título de doutorado. Em 60 anos de Curso, cerca de 1174 estudantes formaram-se em Geografia na UFPI. Os egressos atuam hoje no mercado de trabalho do próprio estado do Piauí, e também em outros estados da federação.

Para a Coordenadora da Curso de Geografia, Profa. Dra. Bartira Viana, o Curso de Geografia da UFPI busca formar profissionais que tenham a capacidade de conhecer e interpretar os territórios da realidade piauiense e outros territórios nacionais, proporcionando aos graduandos condições de perceber as necessidades e previsões particulares para integrá-los a tudo que acontece no espaço e no tempo.

21112018-ensaiofotografia-5 (1).jpg

Bartira Viana, Coordenadora do Curso de Geografia da UFPI

A Coordenadora explica que o Curso oferece caminhos necessários para entendermos a realidade em que vivemos. “As dimensões sociais, econômicas, ambientais e culturais, tão como a visão política que seja capaz de estimular a capacidade crítica do entendimento da realidade que nos envolve, implica na compreensão do espaço geográfico, do território, da paisagem, da região e do lugar, caminhos necessários para entendermos a sociedade em que vivemos”, reitera a Profa. Dra. Bartira Viana.

21112018-ensaiofotografia-9 (1).jpg

Wesley Pinto, Vice-Coordenador do Curso de Geografia

O Professor Me. Wesley Pinto, Vice-Coordenador do Curso de Geografia, destaca o papel que o corpo docente possui na construção do Curso de Geografia da forma como ele se encontra hoje. “Se hoje nós temos o Curso de Geografia, deve-se muito ao exercício da docência por parte dos nossos queridos professores, que com certeza contribuíram de forma efetiva para o nosso curso nas aulas e nos trabalhos de campo”, ressalta o Vice-Coordenador.

As atividades de comemoração dos 60 anos do Curso de Geografia iniciaram ontem (21) e seguem pelo dia de hoje (22). A programação da manhã da quarta-feira (21), contou com o Café Geográfico, uma homenagem aos professores do curso de Geografia, realizada no auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Durante o café, professores aposentados tiveram um diálogo sobre o passado do Curso de Geografia com os alunos, professores e demais convidados presentes na Comemoração.

Confira fotos das atividades de Comemoração dos 60 do Curso de Geografia realizadas na manhã dessa quarta-feira (21):

21112018-ensaiofotografia-2 (1).jpg

21112018-ensaiofotografia-11.jpg