Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI é nomeado membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI é nomeado membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza, no dia 13 de novembro, em Recife, Pernambuco, o Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da Regional Nordeste & Espírito Santo. Dentre os cinco cientistas da regional nomeados para a categoria de membros afiliados da ABC, está o Prof. Dr. Eduardo Costa Girão, do Departamento de Física, do Centro de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí (CCN/UFPI). O evento acontecerá no Auditório do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).     

Anualmente, a ABC elege jovens cientistas de excelência, com menos de 40 anos, para integrarem a Academia por um período de 5 anos. São escolhidos até 5 pesquisadores por regional: Minas Gerais e Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo, Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul. A criação da categoria de membros afiliados tem por objetivo identificar e estimular jovens com grande potencial para a Ciência.    

No dia 13, cinco cientistas da região Nordeste e do Espírito Santo apresentarão suas pesquisas e receberão os diplomas de membros afiliados da ABC para o período de 2018 a 2022. Representando as mais diversas áreas de pesquisa, estarão presentes os novos afiliados André Lima Férrer de Almeida (Ciências da Engenharia/UFC), Eduardo Costa Girão (Ciências Físicas/UFPI), Ernani de Sousa Ribeiro Júnior (Ciências Matemáticas/UFC), Luis Gustavo Carvalho Pacheco (Ciências Biomédicas/UFBA) e Thiago George Cabral Silva (Ciências da Saúde/Ufes). Suas apresentações abordarão os seguintes temas: álgebra sensorial, simulação computacional e nanomateriais, geometria das métricas tipo-Einstein, genômica funcional e biologia sintética, e medicina de precisão.    

A programação conta ainda com a palestra do Acadêmico Virgílio Augusto Fernandes Almeida. Para saber mais sobre o evento, basta conferir a programação aqui.

A solenidade é aberta ao público, gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio deste link, clicando na aba “INSCRIÇÕES”. Haverá emissão de certificados.

Fim do conteúdo da página