Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > GEAPI/UFPI apresenta no Dia C da Ciência sistema desenvolvido para ajudar pessoas com Colostomia
Início do conteúdo da página

GEAPI/UFPI apresenta no Dia C da Ciência sistema desenvolvido para ajudar pessoas com Colostomia

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais – (GEAPI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estará presente no dia C da Ciência, que acontece nesta quarta-feira (17), na Praça Rio Branco, e apresentará os trabalhos e estudos desenvolvidos. O grupo irá apresentar o sistema que foi desenvolvido para ajudar pessoas que sofrem com problemas de Colostomia, que é uma abertura na parede abdominal, na qual se liga uma terminação do intestino e, por ali, o paciente passa a eliminar fezes e gases. Por fora dessa abertura, é colada na pele uma bolsa plástica que coleta esses produtos intestinais.

colostomia120181016112758

No paciente com Colostomia é realizada uma abertura abdominal ligada ao intestino

Atualmente, o Brasil possui cerca de 33.864 pessoas estomizadas, sem contar os estados de Amapá, Tocantins e Roraima onde os números são desconhecidos. O Grupo desenvolveu um equipamento que tem por finalidade ajudar as pessoas que sofrem com este problema, uma vez que não existem no mercado equipamentos específicos para esta finalidade.

colostomia220181016113150Equipamento desenvolvido pelo GEAPI/UFPI para ajujar na higinização de colostomizados

Segundo o Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UFPI, Prof. Me. Francisco de Assis da Silva Mota, de forma a apresentar a parte colaborativa em termos sociais, o grupo apresentará o equipamento que foi desenvolvido. “´Trata-se de um desenvolvimento extremamente necessário a pessoas com a deficiência. O equipamento irá colaborar na etapa de higienização da bolsa externa ao corpo de pessoas que sofrem com este problema. Com isso, a Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia reafirma seu compromisso em desenvolver tecnologias e buscar soluções, as mais diversificadas, para colaborar com o desenvolvimento e melhorias da sociedade. No local será exposto um protótipo funcional de forma que a sociedade conheça este desenvolvimento. Os representantes do Grupo se orgulham de poder colaborar com a sociedade”, afirma.

Fim do conteúdo da página