Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI marca presença em evento de animais silvestres no Ceará
Início do conteúdo da página

Nota ao público

Imprimir
Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 18h00

WhatsApp Image 2018-10-11 at 17.59.14.jpeg

 

A Universidade Federal do Piauí, cônscia do momento político-eleitoral no país, em especial no período que antecede o segundo turno das eleições presidenciais, vem a público reafirmar-se como instituição democrática, com pluralidade de ideias e opiniões. Nos seus 47 anos de instalação, a UFPI tem construído um ambiente acadêmico que propicia o debate livre, com respeito ao contraditório e fiel aos princípios constitucionais, garantidores dos direitos fundamentais.

A Universidade é o locus primordial do exercício da liberdade, da manifestação do pensamento, da expressão científica, cultural e politíca. Sem qualquer forma de censura.
É natural e necessário que ocorram nos espaços acadêmicos manifestações pacíficas e organizadas de posições político-ideológicas, de todos os matizes, devendo sempre, pautarem-se no debate respeitoso, na tolerância e na convivência harmônica. Esta IES considera, portanto, inaceitável, toda e qualquer forma de violência, agressão, depredação, confronto ou intimidação.

Considerando esse espírito democrático, a UFPI conclama à comunidade acadêmica para que não seja reproduzido o clima de animosidade, de exacerbação e de tumulto que, lamentavelmente, tem-se visto em alguns espaços.

Que esta instituição se mantenha como campo de reflexão, argumentação, de crítica e proposição. Em nome e defesa da democracia. 

 

Teresina (PI), 11 de outubro de 2018.

Fim do conteúdo da página