Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAEC divulga lista dos estudantes selecionados para a arbitragem dos Jogos Universitários
Início do conteúdo da página

Dia C da Ciência terá exposição de trabalho sobre os parâmetros do conforto ambiental

Imprimir
Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2018, 16h32

No dia 17 de outubro, na Praça Rio Branco, será realizado o “Dia C da Ciência”. Durante o evento, que objetiva estimular a produção e a divulgação científica no estado, bem como a divulgação dos produtos oriundos de pesquisas, diversos trabalhos científicos serão apresentados. Dentre eles está um estudo sobre os parâmetros do conforto ambiental no tocante a saúde e a segurança no trabalho, coordenado pelo Hélio Cavalcanti Albuquerque Neto, docente do curso de Engenharia de Produção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI).

Partindo da premissa de que o conforto ambiental desempenha um importante parâmetro no bem-estar dos seres humanos, e isso pode ser constatado com a influência dos ambientes térmicos, lumínicos e ruidosos no cotidiano das pessoas, pretende-se mostrar para a população algumas situações nas quais os indivíduos são expostos diariamente. Dessa forma, serão levados para a praça equipamentos que simulem ambientes ruidosos, térmicos e luminosos, além de um manequim que irá exibir uma série de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com o intuito de elucidar meios de minimização de riscos no tocante ao conforto ambiental.

Os equipamentos a serem utilizados são do Laboratório de Segurança e Saúde do Trabalho do curso de Engenharia de Produção (CT/UFPI) e os alunos do curso que estarão no Dia C da Ciência passarão por uma breve capacitação antes da apresentação.

Segundo o Prof. Dr. Hélio Cavalcanti, é fundamental que a população conheça o tema, ainda mais se tratando da cidade de Teresina. “O conforto térmico ganha destaque tendo em vista o clima semiárido com altas temperaturas que Teresina apresenta, o que pode acarretar em disfunções fisiológicas dos moradores da cidade devido à grande transpiração, com necessidade contínua de hidratação e grande possibilidade de insolação. Torna-se de suma importância que a população conheça o tema, desenvolvendo habilidades e competências elucidativas que ajudem a proporcionar um melhor ambiente ocupacional”, explica.

Fim do conteúdo da página