Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CTT/UFPI levará mostra de sementes e técnica de compostagem para Dia C da Ciência
Início do conteúdo da página

CTT/UFPI levará mostra de sementes e técnica de compostagem para Dia C da Ciência

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O dia C da Ciência 2018, evento que acontecerá no dia 17 de outubro, na Praça Rio Branco, em Teresina, contará com a exposição de trabalhos sobre os mais variados temas. Dois desses trabalhos, coordenados pela professora Luzineide Fernandes de Carvalho, do Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI), levarão para a praça uma mostra de sementes crioulas e nativas e teste de germinação; e faça do “lixo” um adubo, utilizando a técnica da compostagem.


A mostra de sementes crioulas e nativas, juntamente com o teste de germinação, tem como objetivo demostrar a importância das sementes no processo produtivo, segurança alimentar e conservação dos recursos genéticos. No teste de germinação serão utilizados rolos de papel feitos em laboratório e em leito de areia para demonstrar ao produtor que é possível obter informações sobre a viabilidade antes do plantio e assim comprovar que o teste de germinação é uma ferramenta importante para se obter informações prévias sobre a viabilidade do plantio.


A técnica de compostagem, em que se transforma o lixo em adubo, é uma importante ferramenta para a redução do acúmulo de resíduos sólidos orgânicos. A técnica será demonstrada utilizando-se garrafas pets e como isso pode ser utilizado em jardins e hortas, entre outros, contribuindo assim para a produção de um alimento saudável. Uma ferramenta fácil e barata que pode ser usada tanto pelo produtor como pelas pessoas das cidades, do campo, de condomínios, em terraços, sacadas de apartamento, quintais etc.


Durante o evento será demonstrado o uso do composto, resultado da compostagem, utilizando 200 vasos de garrafas pets (200) que serão preenchidos com composto orgânico e serão doados aos visitantes. Estes receberão uma mudinha de hortaliça ou plantas medicinais e farão o plantio no momento do recebimento.


O vaso será montado com barbante de algodão e um laço de fita rosa em referência ao Outubro Rosa. O objetivo é que as pessoas saiam do evento sabendo da importância de transformar o seu “lixo” doméstico em adubo e que pode produzir seu próprio alimento de forma saudável e que a alimentação saudável é um forte aliado no combate ao câncer.

Fim do conteúdo da página