Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tela Sociológica exibirá "Violência Gratuita" no dia 09 de outubro

Tela Sociológica exibirá "Violência Gratuita" no dia 09 de outubro

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), divulga a sessão do projeto Tela Sociológica que exibirá o filme de 1997 Violência Gratuita (Funny Games) no dia 09 de outubro, às 18h, na Sala de Vídeo II (CCHL/UFPI).

FunnyGames320181005081306

Sobre o filme

Apresenta uma provocativa reflexão sobre as múltiplas dimensões das violências praticadas no cotidiano. Um profundo e complexo olhar cinematográfico sobre um tema de destaque na sociedade do espetáculo. Os atos violentos, em especial os que fazem jorrar sangue, têm alimentado a audiência de programas midiáticos, em especial os televisivos. O que leva dois jovens brancos, em um contexto sócio-econômico de elevado padrão, a jogarem com a dor por eles promovida, em sessões de tortura aos membros de uma família? São psicopatas? Violentar gera prazer? Sacia os sequiosos por imagens que fazem escorrer líquido vermelho dos nossos aparelhos eletrônicos? Em Violência Gratuita, os violentadores não se enquadram nas lentes dos que criminalizam a pobreza. Ao que tudo indica, não violentam por razões financeiras e nem com o objetivo de conseguirem dinheiro para comprar drogas. O prisma fílmico amplia a visão que considera a multiplicidade de fatores quando abordamos as causas que engendram as ações da crueldade humana. Promover sofrimento aos outros tornou-se um gozoso entretenimento? Os ais dolorosos que viralizam, dão pitadas de emoção em tediosas rotinas? O cineasta projeta a ambivalência de gente promotora de nobreza e barbárie. O diretor Michael Haneke incomoda com a arte reflexiva, sem maniqueísmos e enquadramentos reducionistas.

Sobre o projeto Tela Sociológica

Comandado há 17 anos, sem interrupções, pelo professor do Departamento de Ciências Sociais, Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior, o projeto Tela Sociológica tem o objetivo de exibir filmes que cruzem olhares científicos, filosóficos e artísticos, para assim exercitar saberes abertos, rompendo barreiras disciplinares.

O Tela Sociológica funciona sempre na Sala de Vídeo II, localizada no CCHL - Campus Ministro Petrônio Portella.