Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Filosofia da UFPI é destaque no Ranking da Folha de São Paulo

Curso de Filosofia da UFPI é destaque no Ranking da Folha de São Paulo

O Curso de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) obteve destaque nacional com a 11ª colocação no recente Ranking da Folha de São Paulo (RUF / 2018), tornando-se o melhor Curso de Filosofia das regiões Nordeste, Norte, e Centro-Oeste. Em nível nacional ficou atrás apenas de SP, MG, RJ, RS, SC. Além disso, foi o curso que obteve melhor pontuação dentre todos os cursos avaliados na UFPI.

Segundo o Prof. Dr. Jozivan Guedes, atualmente realizando pesquisas de Pós-Doutorado na PUC-RS, o Ranking da Folha de São Paulo, desde 2012, vem avaliando os cursos e universidades nos quesitos pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. No atual ranking foram avaliados 40 cursos de 196 universidades. A boa avaliação se deve, dentre outros fatores, ao foco no ensino, pesquisa e extensão.

O Departamento de Filosofia é composto por um quadro docente qualificado de doutores, alguns com pós-doutorado, e outros atualmente em estágio pós-doutoral, o que mostra a permanente dinâmica de qualificação profissional no Curso. No que diz respeito à docência, os temas explanados em aula são diversificados e relevantes para o debate filosófico contemporâneo.

No quesito pesquisa, tanto individual quanto coletivamente, o Curso tem produzido num bom ritmo em periódicos de peso relevante na CAPES, organizado bons eventos, dinamizado os grupos de pesquisa na Graduação e na Pós. Conta ainda com dois mestrados em Filosofia, um acadêmico (PPGFIL) e outro profissional (PRO-FILO). Inclusive, o PPGFIL obteve nota quatro (04) na recente avaliação da CAPES, estando legitimado a pleitear um Doutorado.

No que concerne à capacidade de inserção, os discentes que se formam em no Departamento de Filosofia e em na Pós, se aproveitam bem os estudos e oportunidades acadêmicas, saem bem preparados e ingressam no mercado de trabalho. Portanto, diante deste bom ranqueamento, é necessário avaliar com a comunidade acadêmica docente e discente do nosso Curso, o que tem dado certo e o que precisa melhorar para, assim, continuar rumando à excelência.

Confira o link da informação da Folha de São Paulo: http://m.ruf.folha.uol.com.br/2018/ranking-de-cursos/filosofia/.