Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus Bom Jesus promove curso de identificação de culicídeos

Campus Bom Jesus promove curso de identificação de culicídeos

IMAGEM 0120181001083637Alunos no treinamento de identificação de culicídeos no laboratório de Zoologia no Campus Professora Cinobelina Elvas – UFPI

Está sendo realizado no Campus Professora Cinobelina Elvas – UFPI um curso intitulado "Treinamento em Identificação de Culicídeos e Anofelinos", administrado por Rayane de Souza Pereira (acadêmica de Engenharia Florestal), treinada em identificação até o nível de gênero no Instituto Evandro Chagas – Ananindeua/PA, sob coordenação da Prof. Dra. Jaqueline Zanon de Moura e Prof. Dra. Lilian Catenacci.

IMAGEM 02.pngMosquito do gênero Psorophora identificado no curso

O curso está incluso no projeto "Avaliação do teste rápido para diagnóstico de Zika vírus e outras arboviroses em animais silvestres e em vetores" e ao trabalho "Identificação de potenciais vetores de arboviroses circulantes em zoológicos e centros de triagens brasileiros" dos acadêmicos de Engenharia Florestal, Eduardo Justino Santana e Rayane de Souza Pereira, como voluntária; ambos projetos sob orientação da Profa. Dra. Lilian Catenacci.

O objetivo do curso é capacitar estudantes para a coleta e identificação de culicídeos e anofelinos de importância na saúde pública, já que são vetores de doenças como o zika, dengue, chikungunya, entre outros. Aumentando assim a quantidade de profissionais das áreas de ciências agrárias, biológicas e ambientais, capacitados para reconhecer espécies de mosquitos vetores.