Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Doutoranda da UFPI viaja à Espanha para ampliar pesquisa sobre raça de galinha brasileira

Campus Bom Jesus promove curso de identificação de culicídeos

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 08h55

IMAGEM 0120181001083637Alunos no treinamento de identificação de culicídeos no laboratório de Zoologia no Campus Professora Cinobelina Elvas – UFPI

Está sendo realizado no Campus Professora Cinobelina Elvas – UFPI um curso intitulado "Treinamento em Identificação de Culicídeos e Anofelinos", administrado por Rayane de Souza Pereira (acadêmica de Engenharia Florestal), treinada em identificação até o nível de gênero no Instituto Evandro Chagas – Ananindeua/PA, sob coordenação da Prof. Dra. Jaqueline Zanon de Moura e Prof. Dra. Lilian Catenacci.

IMAGEM 02.pngMosquito do gênero Psorophora identificado no curso

O curso está incluso no projeto "Avaliação do teste rápido para diagnóstico de Zika vírus e outras arboviroses em animais silvestres e em vetores" e ao trabalho "Identificação de potenciais vetores de arboviroses circulantes em zoológicos e centros de triagens brasileiros" dos acadêmicos de Engenharia Florestal, Eduardo Justino Santana e Rayane de Souza Pereira, como voluntária; ambos projetos sob orientação da Profa. Dra. Lilian Catenacci.

O objetivo do curso é capacitar estudantes para a coleta e identificação de culicídeos e anofelinos de importância na saúde pública, já que são vetores de doenças como o zika, dengue, chikungunya, entre outros. Aumentando assim a quantidade de profissionais das áreas de ciências agrárias, biológicas e ambientais, capacitados para reconhecer espécies de mosquitos vetores.